Brasil

Haddad diz que relação conflituosa com os EUA “já está sendo superada”

Ministro comentou relação do país com o americano Donald Trump que sinalizou abertura para uma conversa com Lula

S
C
SBT News, com informações da Reuters
24/09/2025, 14:44 • Atualizado em 24/09/2025, 14:59
compartilhar
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad | Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (24) que a relação “inicialmente conflituosa” com os Estados Unidos neste ano já está sendo superada, após aceno do presidente Donald Trump, que demonstrou abertura para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, Haddad afirmou que mesmo diante do cenário com as tarifas impostas pelos EUA, os produtos brasileiros seguem valorizados no mundo.

“Mesmo neste ano, com as adversidades de uma relação inicialmente conflituosa, mas que já está sendo superada, com os Estados Unidos, o produto brasileiro é muito valorizado no exterior”, disse.

Alckmin mostra otimismo

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, também comentou sobre o encontro dos líderes do Brasil e EUA e demonstrou otimismo sobre a conversa dos dois.

"Foi um bom encontro entre os dois presidentes e a gente tem tudo para poder avançar", disse Alckmin a jornalistas durante evento no BNDES.

Em agosto, Trump impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA, justificando a medida em parte pelo que chamou de "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) no processo por tentativa de golpe de Estado. Posteriormente, alguns produtos ficaram isentos dessa super tarifa.

"A boa química entre as pessoas ajuda no fortalecimento das relações entre os países também. Estamos otimistas", disse Alckmin nesta quarta-feira (24).

O vice-presidente reafirmou ainda que o caminho da relação do Brasil com os EUA é o do diálogo e da negociação e destacou que as tratativas podem envolver questões tarifárias e não tarifárias.

"Sempre tem espaço para um diálogo para questões tarifárias, não tarifárias e muita oportunidade de investimentos", acrescentou Alckmin.

Relação Brasil x EUA

O presidente Lula se encontrou, pela primeira vez após a imposição das tarifas em agosto, com o presidente americano Donald Trump na terça-feira (23), durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

De acordo com Trump, os dois se encontraram brevemente e trocaram apenas algumas palavras, mas saíram com a promessa de que se reuniriam novamente na próxima semana. O republicano afirmou que está aberto a negociações para diminuir as tarifas de 50% impostas sobre produtos brasileiros.

"Ele gostou de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócio com quem eu gosto", disse o americano em discurso.

Donald Trump ainda afirmou que houve "uma química" entre ele e o presidente brasileiro. Lula ainda não comentou sobre o encontro.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Últimas notícias

Lula sugere que Trump não se comporta de "forma civilizada"

Presidente reage a críticas dos EUA sobre desmatamento durante divulgação de dados do Inpe; "A gente não quer briga, a gente quer respeito", disse

Ex-auditor acusado de fraudes no ICMS em SP é preso de novo

Artur Gomes da Silva Neto havia sido liberado da prisão na quarta-feira (3) após mais de nove meses na cadeia

Dados de desmatamento serão mostrados aos EUA, diz ministro

Titular do Ministério do Meio Ambiente afirma que governo Lula "poderia ter usado o mecanismo de reação, mas tem pregado o diálogo"

Abertura da Copa tem show de estrela de novelas do SBT

Belinda, cantora e atriz de "Cúmplices de um Resgate" e "Amigos para Sempre", se apresenta na cerimônia de abertura do torneio; relembre carreira

Copa: 4 pessoas que pintavam rua são atropeladas em Belém

Motorista teria avançado por trecho interditado e ignorado orientações de desvio; influenciador Daniel “Pam Pam” e tio estão entre os atingidos

Quaest: 56% não acreditam no hexa da Seleção na Copa

Índice de pessimistas caiu 12 pontos em relação à pesquisa feita em abril; o percentual de quem acredita na sexta estrela subiu de 25% para 35%