Publicidade
Brasil

Guardas municipais reforçam segurança em ônibus de SP após série de ataques

Mais de 70 linhas da capital paulista contam com patrulhamento interno a partir desta sexta-feira (25) para prevenir novas ações criminosas

• Atualizado em
Publicidade

Guardas civis municipais passaram a reforçar, nesta sexta-feira (25), a segurança nos ônibus da cidade de São Paulo. A medida foi adotada após uma série de ataques registrados em mais de 70 linhas nas últimas semanas.

Como o número de ocorrências não para de crescer e as motivações ainda não foram completamente esclarecidas, a presença dos agentes é feita dentro dos próprios coletivos.

+ Polícia conclui que ataques a ônibus em SP foram planejados e prende suspeito

Duplas de guardas acompanham as viagens desde a saída das garagens. Um dos GCMs posiciona-se na parte da frente do ônibus, enquanto o outro observa a lateral do veículo.

“Se os criminosos insistirem e um desses ônibus forem atacados, os GCMs irão pedir para que o motorista pare imediatamente e eles tentarão prender o criminoso. Os GCMs estão com um radiocomunicador, então eles terão todo um apoio das demais equipes de GCM para poder efetuar a prisão desse criminoso”, explica Orlando Morando, secretário municipal de Segurança Urbana.

+Exclusivo: imagens mostram morador de rua sendo executado a tiros de fuzil por PMs em SP

Na tarde desta sexta-feira, a polícia prendeu um homem suspeito de atacar um ônibus com um pedaço de concreto. Imagens registradas pelas câmeras do sistema Smart Sampa ajudaram a identificar Rivaldo Melo de Santana, de 31 anos, que foi detido nesta sexta-feira.

Em depoimento, ele alegou que cometeu o crime após uma briga com o motorista, versão que não convenceu os investigadores.

Além dele, outros 17 suspeitos de envolvimento em atos de depredação contra ônibus já foram detidos. Somente na madrugada passada, mais dois coletivos foram alvo de ataques.

Desde o dia 12 de junho, já foram contabilizados 549 crimes desse tipo apenas na cidade de São Paulo.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade