Gripe aviária: Após surto, Peru, Jordânia e Hong Kong voltam a importar carne de aves do Brasil
Cerca de 30 países liberaram as importações da carne de frango brasileira, enquanto outros mantêm restrições parciais em regiões específicas

Gabriella Rodrigues
SBT News
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou que os países Peru, Jordânia e Hong Kong retiraram as restrições à importação da carne de frango brasileira, após o fim do surto de gripe aviária registrado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Atualmente, cerca de 30 países liberaram completamente a compra da carne de aves do Brasil, entre eles Argentina, México, Emirados Árabes Unidos e Uruguai. Por outro lado, países como China, União Europeia, Canadá e Chile mantêm a suspensão total das importações.
+ Entenda o que é gripe aviária e como se previnir
Em lista organizada pelo Mapa, outras quatro nações aplicam restrições parciais: Angola, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Rússia limitam as importações ao estado do Rio Grande do Sul; Catar e Kuwait restringem apenas o município de Montenegro; e Japão amplia as limitações a municípios como Campinápolis e Santo Antônio da Barra.
Essas medidas seguem as normas internacionais de regionalização definidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
O Brasil foi declarado livre da gripe aviária em 18 de junho, após a descontaminação da granja afetada e o cumprimento do período obrigatório de 28 dias sem novos casos. O único foco da doença ocorreu em maio, o que levou diversos países a suspender temporariamente as importações.