Governo pede esclarecimentos ao X sobre uso de IA em conteúdo de usuários
Outras medidas poderão ser tomadas, caso seja percebido risco à proteção de dados
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) pediu à rede social X que preste esclarecimentos sobre as recentes alterações na política de privacidade e termos de uso da plataforma.
Uma fiscalização começou em julho deste ano para investigar o treinamento da IA (inteligência artificial) Generativa Grok, criada pela plataforma, com base nos conteúdos publicados pelos usuários.
+ X (Twitter) muda regras de uso para treinar IA com dados dos usuários
A empresa será convocada para prestar esclarecimentos especificamente quanto aos impactos da alteração na proteção dos dados pessoais dos usuários.
De acordo com a ANPD, até o momento, a empresa tem respondido aos pedidos de informações da fiscalização.
Caso seja percebido risco de dano à proteção de dados ou à privacidade dos titulares, outras medidas poderão ser tomadas.
+ Moraes libera X no Brasil após transferência do valor das multas
Usuários que acessaram a rede social a partir do dia 16 encontraram um pop-up no rodapé da tela informando sobre a mudança nos Termos de Serviço, que será implementada a partir de 15 de novembro.
A plataforma ficou bloqueada no país por ordem da Justiça por cerca de 40 dias e só voltou a funcionar no início deste mês após pagamento de multas e cumprimento das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).