Governo nega que tenha recusado ajuda do Uruguai ao Rio Grande do Sul
Helicóptero emprestado pelo país é usado em operações de resgate no estado
O governo federal negou nesta quarta-feira (8) que tenha recusado a oferta de ajuda feita pelo Uruguai para as operações de socorro às vítimas no Rio Grande do Sul.
Em nota, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) explicou que todas as ofertas de auxílio são bem-vindas e passam por um processo de triagem. O Uruguai ofereceu, além de um helicóptero que já é usado em resgates no estado, um modelo específico de avião.
De acordo com a Secom, neste caso, a avaliação técnica foi a de que o aparelho, em razão de suas características, não seria adequado para o tipo de operação exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível.
"Considerando ainda que já há no Rio Grande do Sul avião em operação da frota brasileira com a mesma funcionalidade do ofertado, a conclusão foi a de que não havia necessidade desse tipo de aeronave", conclui a pasta em nota.
A Força Aérea Brasileira (FAB) tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações foram iniciadas na terça-feira (30) com resgates de pessoas ilhadas e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, além da coordenação de meios aéreos. Veja alguns números da operação: