Publicidade
Brasil

Governo do RS emite comunicado sobre “falso positivo” em lista de desaparecidos

Foram identificados casos de desabrigados já resgatados que ainda estavam sendo procurados por familiares

Imagem da noticia Governo do RS emite comunicado sobre “falso positivo” em lista de desaparecidos
Chuva no Rio Grande do Sul | Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Publicidade

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Defesa Civil, solicitou nesta quinta-feira (9) à toda a população do estado que verifique se os próprios nomes constam na lista oficial de desaparecidos. A orientação decorre da identificação de casos nos quais familiares ainda procuravam pessoas já resgatadas ou que permaneciam em casa, incomunicáveis.

+ Ao menos 47 pessoas foram presas em meio à calamidade no Rio Grande do Sul

“A Defesa Civil do estado orienta às pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a orientação é procurar a delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos”, diz o comunicado do órgão.

Houve casos em que amigos, familiares e até colegas de trabalho acreditavam que a pessoa havia se perdido em meio às enchentes, mas na verdade estava em um abrigo sem sinal de celular. Esse desencontro de informações dificulta os trabalhos de resgate e leva as equipes de salvamento a buscas desnecessárias, sem contar a preocupação para as famílias.

Os números da tragédia

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 134 pessoas são consideradas desaparecidas. O número de mortes confirmadas chegou a 107. Um óbito está sob investigação, pois não há a certeza de que resultou das enchentes. Veja os números atualizados:

* Municípios afetados: 431


* Pessoas em abrigos: 68.519


* Desalojados: 327.105


* Afetados: 1.742.969


* Feridos: 754


* Desaparecidos: 134


* Óbitos confirmados: 107


* Óbito em investigação: 1


Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade