Governo do RS emite comunicado sobre “falso positivo” em lista de desaparecidos
Foram identificados casos de desabrigados já resgatados que ainda estavam sendo procurados por familiares

Jésus Mosquéra
O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Defesa Civil, solicitou nesta quinta-feira (9) à toda a população do estado que verifique se os próprios nomes constam na lista oficial de desaparecidos. A orientação decorre da identificação de casos nos quais familiares ainda procuravam pessoas já resgatadas ou que permaneciam em casa, incomunicáveis.
+ Ao menos 47 pessoas foram presas em meio à calamidade no Rio Grande do Sul
“A Defesa Civil do estado orienta às pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a orientação é procurar a delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos”, diz o comunicado do órgão.
Houve casos em que amigos, familiares e até colegas de trabalho acreditavam que a pessoa havia se perdido em meio às enchentes, mas na verdade estava em um abrigo sem sinal de celular. Esse desencontro de informações dificulta os trabalhos de resgate e leva as equipes de salvamento a buscas desnecessárias, sem contar a preocupação para as famílias.
Os números da tragédia
De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 134 pessoas são consideradas desaparecidas. O número de mortes confirmadas chegou a 107. Um óbito está sob investigação, pois não há a certeza de que resultou das enchentes. Veja os números atualizados:
* Municípios afetados: 431
* Pessoas em abrigos: 68.519
* Desalojados: 327.105
* Afetados: 1.742.969
* Feridos: 754
* Desaparecidos: 134
* Óbitos confirmados: 107
* Óbito em investigação: 1