Governo abre crédito de 12,2 bilhões para ações emergenciais no RS
Recursos para a reconstrução dos locais destruídos serão definidos em um momento futuro após a identificação do dano no estado

Derick Toda
O Governo Federal abriu uma Medida Provisória (nº 1.218/2024) que fornece crédito extraordinário de R$ 12,2 bilhões para a atuação dos ministérios no atendimento emergencial aos municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A medida foi publicada, no sábado (11), na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e já está em vigor.
+ Rio Grande do Sul tem chance muito alta de novas inundações neste domingo
Estão previstos gastos em apoio à segurança alimentar, abrigamento, seguro desemprego, saúde primária, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica, contratação temporárias de profissionais e para a compra de 100 mil toneladas de arroz.
Além disso, estão contempladas ações que envolvem a reposição de medicamentos perdidos nas enchentes e a reconstrução de infraestrutura rodoviária. Ações da Defesa Civil e de atendimentos emergenciais executados pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional também serão beneficiadas.
+ Rio Grande do Sul tem 136 mortos e mais de meio milhão de desalojados por chuvas
Com esse crédito, já são mais de R$ 60 bilhões disponibilizados pelo Governo Federal ao estado gaúcho. Os recursos para a reconstrução dos locais destruídos serão definidos em um momento futuro após a identificação do dano causado em todo o estado.