Gênero musical choro torna-se Patrimônio Cultural do Brasil
Melodia é conjunto dos sons do bandolim, flauta, violão 7 cordas, pandeiro, cavaquinho e clarinete, tocados em rodas
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decretou, nesta quinta-feira (29), o choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Com a decisão, o gênero musical passa a ser reconhecido como parte da cultura e da história do país, assim como o frevo, a roda de capoeira, o maracatu e outros 52 bens imateriais.
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Durante a ocasião, o presidente do Iphan e do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, Leandro Grass, ressaltou que o choro está presente em todas as regiões do Brasil. “Passa a ser objeto da Política do Patrimônio Cultural brasileiro. Nosso compromisso agora é torná-lo ainda mais conhecido e amado, para que possa também ser um instrumento de Educação Patrimonial”, destacou.
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A ministra da Cultura, Margareth Menezes, declarou: "O choro é uma construção do povo brasileiro, amado pelo povo brasileiro. Eu acho que o Brasil precisa, cada vez mais, se apropriar do chorinho. O chorinho é nosso, é uma coisa linda e, agora como, patrimônio será um momento muito especial para todos nós.”
Para essa conquista, foi apresentado um pedido de reconhecimento pelo Clube do Choro de Brasília, pelo Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, pelo Clube do Choro de Santos (SP) e por meio de abaixo-assinado de apreciadores do gênero musical.
Choro, a arte de fazer chorar
O choro ou chorinho está presente em várias regiões do Brasil, e foi disseminado em outros países, especialmente os da América Latina. O gênero começou na década de 1830, com a publicação dos “ramalhetes”, coleções para piano com músicas de salão populares.
O documento do Iphan relata que, com a popularização do piano na vida urbana das capitais brasileiras, o comércio de partituras disseminou uma série de músicas que eram acompanhadas de dança e saraus familiares. Eram melodias inspiradas nos costumes africanos, europeus e latinos.
A palavra “choro” vem da referência dada pelos músicos e ouvintes da época. Para eles, eram “músicas de fazer chorar”. A melodia é um conjunto dos sons do bandolim, flauta, violão 7 cordas, pandeiro, cavaquinho e clarinete em rodas por todo o país.