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Tecnologia

Artistas, gravadoras e compositores receberam R$ 45 bilhões do Spotify

Pagamentos de royalties foi divulgado em relatório da maior plataforma de streaming de música

Imagem da noticia Artistas, gravadoras e compositores receberam R$ 45 bilhões do Spotify
Segundo Spotify, cada dolar que entra na plataforma, US$ 0,70 volta para o artista e gravadora | Unsplash
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A plataforma de streaming de música sueca Spotify divulgou em seu relatório anual Loud & Clear que pagou aos artistas, gravadoras e editoras mais de US$ 9 bilhões (R$ 44,3 bilhões) em 2023 referentes a direitos de transmissão de suas músicas e canções.

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O Spotify gera receita musical por meio de taxas de assinatura de ouvintes premium e taxas de anunciantes sobre músicas no nível gratuito. Cada US$ 1 pago, US$ 0,70 é destinado aos artistas de mais de 100 países.

"Quase 70% dessa receita é devolvida como royalties aos detentores de direitos, que então pagam aos artistas e compositores, com base nos termos acordados.", explica o relatório.

Esse valor representa um aumento significativo, sendo grande parte dos US$ 48 bilhões já pagos pela empresa de tecnologia desde sua fundação, em 2006.

Segundo o relatório, em 2022 mais de 57 mil artistas geraram mais de US$ 10 mil, mais de 10 mil produtores geraram US$ 100 mil e 1.060 artistas geraram mais de US$ 1 milhão no ano.

"Ao levar em conta os rendimentos de outros serviços e os fluxos de receitas gravadas, estes artistas provavelmente geraram 4x esta receita a partir de fontes de música gravada em geral, além de receitas adicionais provenientes de bilhetes para concertos e mercadorias", relata o documento.

Aumento de usuários e assinantes

A empresa suéca também divulgou que teve aumento de 23% ano contra ano nos usuários ativos mensais, com mais 28 milhões de usuários, chegando a 602 milhões de consumidores da plataforma, sendo o segundo maior desempenho no 4º trimestre da história do Spotify.

Com isso, alcançando um desempenho superior na America Latina e no resto do mundo. Além disso, a empresa comemora o aumento de assinantes premium, chegando a 15% a mais no ano, alcançando 236 milhões de pagantes, sendo que 22% apenas na América Latina.

No ano passado a empresa teve um acrescimo de 31 milhões de pagantes.

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