Fuvest anuncia medidas para diminuir crises de ansiedade no vestibular
Instituição registrou aumento nos casos após a realização da primeira fase de prova neste domingo (17)
A Fuvest anunciou, na noite deste domingo (17), que irá adotar um protocolo para diminuir episódios de crise de ansiedade no vestibular. A instituição registrou um aumento nos casos após a realização da primeira fase da prova, também neste domingo.
+ Fuvest divulga gabarito oficial da primeira fase da prova; confira
O diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, afirmou que a fundação irá promover rodas de conversa para auxiliar os inscritos antes do exame. Os grupos serão organizados por professores e alunos de pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo (USP).
"Nós tivemos muitos casos de ansiedade de candidatos e isso demonstra uma circunstância noa com a qual nós temos lidado no último ano. E, hoje, nós firmamos com uma professora do Instituto de Psicologia da USP um protocolo para que no próximo ano nós tenhamos a possibilidade, para qualquer inscrito, requerer um atendimento psicológico", disse Monaco em uma coletiva de imprensa realizada após a primeira fase da Fuvest 2025.
Segundo o diretor, a proposta é que, no ato da inscrição do vestibular, o candidato possa solicitar a participação das rodas de conversa, que abordarão temas de "como lidar com ansiedade", "como lidar com a pressão", entre outros.
Monaco ainda explica que os encontros serão online e realizados em grupos pequenos, para ensinar técnicas e exercícios para lidarem com a ansiedade no momento da prova.
"Se nós tivermos 120 mil inscritos e os 120 mil requererem, o Instituto de Psicologia garante que vai conseguir atender", afirma o diretor executivo da Fuvest.