Publicidade
Brasil

Frente fria traz temporais para alguns estados: veja previsão do tempo para esta semana

Semana começa com chuva forte, ventos e risco de granizo no Sul, enquanto o calor e a baixa umidade do ar seguem intensos em parte do Brasil

Imagem da noticia Frente fria traz temporais para alguns estados: veja previsão do tempo para esta semana
Previsão do tempo para a semana de 6 a 11 de outubro | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O avanço de uma frente fria nesta segunda-feira (6) muda o tempo em parte do país, provocando temporais no Sul e mantendo o calor extremo e a baixa umidade nas demais regiões.

De acordo com a Climatempo, há risco de chuva forte, ventos de até 100 km/h e granizo no Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina e Paraná. A instabilidade no Sul espalha pancadas de chuva pelo Centro-Oeste, enquanto as chuvas no litoral do Nordeste continuam. Em contraste, o calor segue intenso e a umidade do ar persiste em nível muito baixo no Sudeste e em parte do interior do Centro-Oeste.

A seguir, veja como fica o clima entre esta segunda (6) e o próximo sábado (11) em todas as regiões do Brasil.

+ Aquecimento global tem impacto severo, ao contrário do que alega Trump

Como fica a previsão do tempo para essa semana?

  • Sul

Desde a madrugada, a frente fria provoca pancadas de chuva de moderada a forte intensidade no Rio Grande do Sul, com alerta para temporais generalizados, especialmente nas regiões sul, campanha e oeste. Em alguns pontos, os volumes podem ultrapassar 100 mm em 24 horas, aumentando o risco de alagamentos e transtornos urbanos.

Ao longo do dia, as instabilidades se espalham por Santa Catarina e pelo sul e sudoeste do Paraná. Depois da passagem da frente fria, o ar polar avança e derruba as temperaturas, com possibilidade de mínimas abaixo de 10 °C nas áreas mais elevadas.

  • Sudeste

Enquanto isso, o Sudeste segue sob a influência de ventos quentes e secos vindos do interior do continente. As temperaturas podem chegar aos 40 °C em cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

A umidade relativa do ar cai para abaixo de 20%, o que exige atenção com hidratação e riscos de incêndios. Somente a partir de quarta (8) é esperada a chegada da frente fria, trazendo chuva para o centro-leste paulista, sul de Minas e Rio de Janeiro.

+ Chuvas irregulares e temperaturas extremas: veja como será o clima em outubro

  • Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o calor predomina em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com máximas próximas de 40 °C. O sul e o oeste de Mato Grosso do Sul podem registrar pancadas de chuva e até temporais localizados, enquanto o restante da região segue com tempo firme e seco.

Em Goiás e no Distrito Federal, os índices de umidade seguem baixos, e o risco de queimadas continua elevado. Esse clima é típico do período de transição entre o inverno e a primavera.

  • Nordeste

A circulação de ventos marítimos mantém a chuva ao longo do litoral nordestino, especialmente entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte. Em Salvador e Aracaju, as precipitações podem ocorrer com moderada intensidade em curtos períodos.

Já o interior da região continua sob predomínio de sol, calor intenso e baixa umidade, com temperaturas chegando aos 39 °C.

  • Norte

O tempo segue instável no Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará, com pancadas de chuva e risco de temporais localizados. No Amapá e no norte do Pará, a umidade elevada mantém as condições para chuva.

Em Roraima, os acumulados podem ultrapassar 100 mm devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Por outro lado, o Tocantins permanece com tempo seco e calor intenso, com temperaturas próximas dos 40 °C.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade