Publicidade
Brasil

Chuvas irregulares e temperaturas extremas: veja como será o clima em outubro

Termômetros devem marcar mais de 30ºC em estados da região Norte, enquanto Sudeste terá chuvas acima da média

Imagem da noticia Chuvas irregulares e temperaturas extremas: veja como será o clima em outubro
Idoso se protegendo do sol com um jornal | Agência Brasil
Publicidade

O clima no Brasil em outubro será marcado por chuvas irregulares e temperaturas acima da média. É o que aponta a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgada na sexta-feira (26).

Em relação às chuvas, são previstos volumes de até 50 milímetros (mm) abaixo da média na região Norte, sobretudo em parte do Pará, centro Tocantins, e nas porções centro-leste e noroeste do Amazonas. Ao mesmo tempo, são previstos volumes acima da média histórica em todo o Amapá, extremo norte do Pará, oeste do Acre, norte de Rondônia, bem como na região de fronteira entre o Amazonas, Peru e Colômbia.

Para a região Nordeste, prevalece a previsão de valores em torno da média histórica em praticamente todos os estados. Porém, em áreas do norte da Bahia, além do sul do Maranhão e do Piauí, podem ocorrer chuvas acima da média.

Já na região Centro-Oeste são previstos volumes de chuva abaixo da média em grande parte do Mato Grosso, noroeste de Goiás e Distrito Federal. De outro modo, prevê-se chuva acima da média em áreas do oeste e extremo sul do Mato Grosso, bem como no centro-leste do Mato Grosso do Sul.

Para a região Sudeste são previstos volumes acima da média em grande parte de Minas Gerais, porções oeste e sudeste de São Paulo e em praticamente todo o estado do Rio de Janeiro. No restante da região, prevê-se chuva próxima à média climatológica.

A região Sul, por sua vez, deve ter acumulados de chuva acima da média histórica em grande parte do Paraná e em áreas do norte e oeste de Santa Catarina. Em contrapartida, prevê-se chuva abaixo da média em todo o Rio Grande do Sul, com volumes de até 75 mm abaixo da média climatológica na área de fronteira entre as mesorregiões do Sudoeste, Noroeste e Centro-Ocidental Rio-Grandense.

Temperatura

A previsão indica que as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país. Para a região Norte, são previstas temperaturas de até 1,5°C acima da média, especialmente no sudeste do Pará e Tocantins, onde as temperaturas podem variar entre 27°C e 32°C.

Na região Nordeste, a previsão é de temperaturas acima da média em todos os estados, principalmente no oeste da Bahia, além do sul do Maranhão e do Piauí, onde os valores podem ultrapassar os 28°C. Mesmo em áreas próximas ao litoral, as temperaturas devem ser elevadas, oscilando entre 26°C e 28°C.

No Centro-Oeste, devem prevalecer temperaturas médias acima da climatologia do mês, com maiores elevações no norte e leste do Mato Grosso, assim como na porção oeste do Mato Grosso do Sul, onde os valores podem superar os 28°C.

Para a região Sudeste, esperam-se temperaturas médias acima de 22°C, principalmente em áreas do leste de São Paulo e na divisa com Minas Gerais, além do centro-sul do Rio de Janeiro. Temperaturas mais elevadas são previstas para a parte centro-oeste dos estados de Minas Gerais e São Paulo, com marcas que podem ultrapassar os 25°C.

+ Ondas de calor: como se proteger em temperaturas extremas?

Já no Sul, prevê-se temperaturas abaixo da média na região central do Rio Grande do Sul, com valores inferiores a 20°C. No norte e leste do Paraná, devem predominar temperaturas acima da média, com elevações de até 1°C e valores que podem ultrapassar os 24°C. As demais áreas tendem a permanecer próximas da média.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade