Publicidade
Brasil

Fortes chuvas atingem grande parte do Brasil nesta quarta-feira (8)

Pelo menos 20 estados devem enfrentar pancadas de chuva com temperaturas elevadas

Imagem da noticia Fortes chuvas atingem grande parte do Brasil nesta quarta-feira (8)
Mapa com previsão desta quarta (8) | Reprodução INMET
Publicidade

A quarta-feira (8) promete ser de chuvas intensas e ventos fortes em diferentes regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que ao menos 20 estados devem enfrentar pancadas de chuva, com destaque para as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. O fenômeno também vem acompanhado de temperaturas elevadas, o que pode ser uma combinação para tempestades.

+ Incêndio florestal e ventos acima de 160 km/h ameaçam casas em Los Angeles

Segundo o Inmet, a chuva intensa deve atingir estados como Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo e Tocantins. Em algumas dessas localidades, os volumes de chuva podem variar entre 30 e 60 mm/h, com ventos que chegam a 100 km/h. Os impactos incluem o risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupção de fornecimento de energia elétrica, além de descargas atmosféricas.

Um alerta amarelo foi emitido para regiões onde se espera chuvas mais moderadas, entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h. Este alerta abrange partes do Amapá, Amazonas, Roraima, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraíba e Mato Grosso do Sul. A previsão também destaca a presença de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que pode aumentar a frequência e a persistência das chuvas até esta quinta-feira (9).

+ Sobe para 126 o número de mortos no terremoto no Tibete

No Sudeste, os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem enfrentar chuvas mais volumosas, com destaque para o norte do Rio e sul do Espírito Santo. Uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também contribuirá para a formação de chuvas na costa norte do Nordeste. Já na Região Sul, as chances de precipitações são mais baixas, proporcionando um alívio temporário para a área.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade