Forças Armadas apoiam Justiça Eleitoral com 23 mil militares em 15 estados nas eleições
Integrantes da Marinha, Exército e Aeronáutica auxiliarão em ações de logística e de segurança
Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica vão ajudar na realização das eleições municipais de 2024. No total, 23 mil integrantes das Forças Armadas atuarão em 15 estados, com apoio em ações de logística e de segurança, informou o Ministério da Defesa nesta sexta-feira (4). O efetivo vai utilizar 3.200 meios militares, entre viaturas, embarcações, navios e aeronaves.
+ Vereadora do PT sofre atentado a tiros no Rio de Janeiro
O Ministério da Defesa explica que, historicamente, as Forças Armadas apoiam a realização das eleições municipais nos locais e cidades em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitar. "O objetivo é contribuir para o processo eleitoral, garantindo que os eleitores, independentemente do domicílio eleitoral, possam exercer o direito ao voto", acrescenta a pasta.
Entre os estados em que os militares vão atuar no pleito deste ano, estão Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.
+ Ministro reforça que Polícia Rodoviária Federal está proibida de fazer bloqueios durante eleições
Na operação de segurança, denominada Garantia da Votação e Apuração, diz o ministério, "os militares atuarão em conjunto com os órgãos de segurança pública, auxiliando na manutenção da ordem".
Já para o apoio logístico, "os militares estarão em atividades que incluem a distribuição de urnas, material de votação e servidores da justiça eleitoral em comunidades situadas em áreas remotas ou que possam apresentar riscos de instabilidade".
As eleições municipais ocorrem no domingo (6). O efetivo foi mobilizado por meio da ativação de cinco Comandos Conjuntos (Amazônia, Norte, Nordeste, Leste e Oeste) e dos comandos permanentemente ativados da Marinha (Comopnav), Exército (Coter) e Força Aérea (Comae).