Ameaçado de extinção, filhote de gavião-real ferido é resgatado no Pará
Operação conjunta contou com Ibama e ICMBio após animal se chocar em fiação elétrica
Um filhote de gavião-real (Harpia Harpyja) foi resgatado nesta quinta-feira (15) na cidade de Porto de Moz, no Pará. A ave se chocou na fiação elétrica de uma reserva sustentável extrativista e machucou uma das suas asas.
Para o resgate, foi necessária uma ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), concessionária Norte Energia e projeto Gavião Real.
+ Bombeiros de SP recebem prêmio por resgate do cavalo Caramelo no RS
Cuidados
A ave foi levada para a cidade de Altamira, para ser avaliada pelos veterinários e, depois será encaminhada para o BioParque Vale Amazônia, em Parauapebas —administrado pelo ICMBio —, onde receberá tratamento antes do seu retorno à natureza.
A espécie Harpia harpyja é considerada a maior das Américas e a ave mais forte do planeta, com garras são maiores que as do urso pardo americano. Ameaçada de extinção, ela foi contemplada no PAN Xingu (Plano de Ação Nacional para a Conservação de Endêmicas e Ameaçadas de Extinção da Fauna da Região do Baixo e Médio Xingu).