Brasil

Federação Paulista de Futebol revoga proibição e libera Gaviões da Fiel nos estádios até 2026

Torcida organizada do Corinthians poderá levar bandeiras e instrumentos após nova portaria da entidade

Imagem da noticia Federação Paulista de Futebol revoga proibição e libera Gaviões da Fiel nos estádios até 2026
,

A Federação Paulista de Futebol (FPF) revogou, na tarde desta sexta-feira (23), a proibição da presença de membros e instrumentos identificados da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, nos estádios do Estado de São Paulo até o fim de 2026.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A restrição havia sido determinada em 10 de dezembro de 2025, após recomendação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

Na ocasião, a FPF proibiu torcedores com instrumentos musicais, vestimentas e adereços da torcida de frequentarem partidas no estado.

Por que a Gaviões havia sido proibida?

A decisão inicial ocorreu após uma briga generalizada na região central da capital paulista, após o clássico entre Corinthians e São Paulo, disputado na Neo Química Arena, no dia 20 de novembro

Os envolvidos foram identificados como integrantes das torcidas organizadas Gaviões da Fiel e Torcida Independente. À época, os promotores Daniela Hashimoto e Roberto Bacal, do MP-SP, afirmaram que o episódio reforçou a orientação para o afastamento da organizada dos estádios.

Em outro caso, ocorrido em abril de 2025, a Gaviões da Fiel e outras cinco torcidas organizadas ligadas ao Corinthians foram proibidas de entrar em estádios após incidentes com sinalizadores durante a final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras.

Essa decisão perdurou até 29 de outubro, quando a FPF voltou a permitir a presença dessas torcidas nos estádios.

Com a revogação, a Gaviões da Fiel Torcida está autorizada a levar sete instrumentos musicais, uma faixa e um bandeirão às partidas. Segundo a FPF, esse número pode ser ampliado ou reduzido, a critério da Polícia Militar, conforme avaliação de segurança em cada jogo.

Últimas Notícias