Exame toxicológico: motoristas profissionais têm prazo prorrogado pelo Contran
Mais de um milhão de condutores das categorias C, D e E ainda não fizeram o exame. Confira as novas datas
Wagner Lauria Jr.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, nesta sexta-feira (26), o prazo para realização de exame toxicológico em todo o país. Anteriormente, a data final era o dia 28 de dezembro de 2023.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e a medida vale para motoristas das categorias C, D e E.
+ Multas podem ser transformadas em advertências; saiba quais
Segundo o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a iniciativa foi pensada “para não prejudicar os motoristas de boa-fé". "Decidimos oferecer mais esse período de regularização, que acreditamos ser o suficiente para extinguir essa demanda”.
Confira as novas datas
As prorrogações foram divididas entre dois grupos:
• 1º Grupo - Motoristas com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho terão até 31 de março para realizar o exame;
• 2º Grupo - Motoristas com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre julho e dezembro terão até 30 de abril.
O que acontece se não fizer o exame?
Caso o motorista seja flagrado dirigindo com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias receberá multa considerada gravíssima, no valor de R$1467,35, além de sete pontos na CNH. No primeiro grupo, as multas começam a ser aplicadas a partir de 1º de maio e no segundo grupo, a partir do dia 31 do mesmo mês.
Mais de 1 milhão de motoristas ainda não realizaram o exame
Levantamento feito pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em 20 de janeiro, aponta que 1.214.903 motoristas das categorias C, D e E em ainda não fizeram o exame.