Ex-vereador de SC é condenado a 29 anos de prisão por matar empresário durante briga em bar
Caso aconteceu em novembro de 2022 e foi motivado por divergências políticas

Camila Stucaluc
O ex-vereador de Dona Emma Valdir Siqueira foi condenado a 29 anos, 6 meses e 20 dias de prisão pelo assassinato do empresáiro Luciano Mafassoli. O crime, motivado por violência política, aconteceu em 5 de novembro de 2022, em um bar no centro da cidade.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), uma aposta de R$ 5 mil sobre o resultado das eleições presidenciais originou a briga. Em determinado momento da discussão, Siqueira desferiu golpes de faca contra o empresário, que morreu no local. Outros dois homens foram feridos, mas sobreviveram.
Siqueira fugiu do local e, apesar de ter sido denunciado ainda naquele ano por homicídio qualificado e duas tentativas, nunca foi localizado, chegando a perder o mandato por faltas injustificadas às sessões da Câmara Municipal. Ele permaneceu foragido até a última quinta-feira (11), data do julgamento.
"Um homem que trabalhava com leis deveria saber que, se fosse realmente inocente como afirmava, teria meios para provar sua inocência. No entanto, optou por ficar foragido por quase três anos", disse o promotor de Justiça, Lucas Carvalho Mattiola. “Essa condenação mostra que a sociedade não tolera crimes motivados por ódio, e que o MP seguirá firme na defesa da vida e da democracia”, completou.
+ EUA: Governador diz que suspeito de matar Charlie Kirk não está cooperando
Siqueira saiu preso do plenário, sem poder questionar a condenação. Como o caso foi julgado em primeira instância, no entanto, cabe recurso à pena estipulada – que deverá ser cumprida em regime inicial fechado.