Espírito Santo segue em alerta após chuva causar estragos, derrubar árvores e alagar escola
Inmet emitiu alertas de mau tempo para o estado, com previsão de chuva extrema e risco elevado de desastres naturais e tempestades com vento forte e granizo

SBT News
com informações da TV Sim
A forte chuva prevista para atingir o Espírito Santo nesta quarta-feira (3) chegou com intensidade já durante a noite de terça na Grande Vitória. O temporal provocou alagamentos, derrubou árvores e dificultou a volta para casa de muitos capixabas.
Em Vitória, houve registro de transtornos na Vila Rubim, Centro da cidade, Avenida Norte-Sul, São Pedro e outros. Em Cariacica, o Terminal de Itacibá ficou alagado; outros bairros da cidade também registraram acumulado de água. Já em Vila Velha, moradores relataram pontos de alagamento no Soteco, na orla de Itaparica e em outros bairros. Na Praia da Costa, uma árvore gigante caiu na Avenida Hugo Musso.
Interior também foi atingido
No Sul do estado, a chuva também provocou problemas. Na Escola Waldemiro Hemerly, em Rio Novo do Sul, a água acumulada no terraço invadiu o prédio e passou a vazar pelas luminárias dos corredores. As imagens registradas na unidade chamaram atenção pelo volume de água. Mimoso do Sul, Muqui e Cachoeiro de Itapemirim também tiveram forte chuva durante a noite e madrugada.
Alertas de mau tempo seguem válidos em todo o ES
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém dois avisos simultâneos de mau tempo para o Espírito Santo entre esta quarta (3) e quinta-feira (4). Um deles, classificado como “Grande Perigo”, prevê chuva extrema e risco elevado de desastres naturais. O outro alerta indica tempestades com vento forte e granizo.
Alerta de Grande Perigo – Acumulado de Chuva
Válido das 22h de 3/12 até 23h59 de 4/12
Segundo o INMET, pode chover mais de 60 mm por hora ou acima de 100 mm no dia, o que eleva o risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.
O alerta abrange dezenas de municípios, entre eles Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, além de cidades das regiões Serrana, Norte e Noroeste.
A lista completa inclui:
Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
Alerta de Perigo – Tempestade
Válido das 10h de 3/12 até 10h de 4/12
Outro aviso prevê chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo em todo o estado.
Os riscos incluem falta de energia, quedas de árvores, danos em plantações e novos alagamentos.
Orientações
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Observar sinais de movimentação de encostas;
- Permanecer em local abrigado durante temporais;
- Proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
- Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).








