Enem 2024: Inep divulga resultado dos pedidos de isenção
Estudantes terão até dia 17 de maio para contestar decisão
Camila Stucaluc
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na segunda-feira (13), o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os interessados podem conferir se a solicitação foi aceita na Página do Participante. Para acessar, basta inserir o login do Gov.br.
Também foram divulgados os resultados das justificativas de ausência – isto é, para quem era isento da taxa no Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova. Para isso, é necessário enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência, como problemas de saúde, atividade curricular, boletim de assalto ou morte na família.
Aqueles que tiveram o pedido negado, tanto de isenção como de justificativa, terão até sexta-feira (17) para entrar com recurso. O processo deve ser realizado virtualmente, pela Página do Participante, e o resultado será divulgado no dia 24 de maio.
Quem pode pedir isenção?
- Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);
- Inscritos no programa Pé-de-Meia.
É importante ressaltar que a confirmação do pedido de justificativa ou isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, deverão efetuar a inscrição virtualmente entre os dias 27 de maio e 7 de junho.
Para que serve o Enem?
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos.
+ Enem 2024: MEC divulga cronograma e anuncia provas nos dias 3 e 10 de novembro
Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de Portugal que possuem convênio com o Inep. Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão para facilitar o ingresso de estudantes brasileiros.