Dólar sobe mais após novas críticas de Lula ao Banco Central
Moeda americana fechou em R$ 5,65, maior valor desde 10 de janeiro de 2022
O dólar fechou a segunda-feira (1º) a R$ 5,6527, o maior valor da moeda americana desde 10 de janeiro de 2022. Investidores repercutiram as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que voltou a criticar o Banco Central, e seguem monitorando a situação fiscal do país.
+Lula diz que quem apostar na alta do dólar vai “quebrar a cara”
Durante entrevista, Lula afirmou que o próximo presidente do Banco Central deverá olhar para o Brasil “do jeito que ele é, e não do jeito que o sistema financeiro fala”.
“Eu estou há dois anos com o presidente do Banco Central do Bolsonaro, não é correto isso. Eu tenho que, com muita paciência, esperar a hora de indicar o outro candidato, e ver se a gente consegue ter um presidente do Banco Central que olhe o país do jeito que ele é, e não do jeito que o sistema financeiro fala”, afirmou, sem citar o nome de Roberto Campos Neto, atual presidente da entidade.
Na semana anterior, Lula já havia criticado a instituição, comentando sobre o patamar de juros básicos no país. “A taxa de juros de 10,5% para uma inflação de 4%. É isso. Agora, eu não sou do Conselho Monetário Nacional, eu não sou diretor do Banco Central. Isso vai poder melhorar quando eu puder indicar o presidente, que vai para o Senado, e a gente vai construir uma nova filosofia”, comentou.