Dia do Consumidor: veja dicas para evitar golpes em compras
Anúncios de promoções e grandes descontos podem enganar clientes desatentos

Giovanna Tuneli
O Dia do Consumidor será comemorado neste sábado (15). A data é considerada uma versão da Black Friday no primeiro semestre do ano, de acordo com comerciantes. Promoções e grandes descontos são uma estratégia para atrair compradores e impulsionar as vendas do setor varejista. Mas, o cliente deve ter alguns cuidados na hora da compra.
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No ano de 2024, a data gerou um faturamento de mais de R$ 600 milhões. E, a expectativa é positiva para 2025, de acordo com informações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). Algumas lojas já iniciaram as promoções na última segunda-feira (10).
Apesar da boa oportunidade para compras, golpes como páginas falsas nas redes sociais, mensagens tentadoras para atrair consumidores desatentos e furto de informações bancárias e outros dados pessoais tendem a aproveitar a data para atrair vítimas. Códigos de Pix e boletos fraudados enviados em aplicativos de mensagem por golpistas que se passam por vendedores também podem ser uma alternativa criminosa.
"Na dúvida, não clique e cheque a veracidade da promoção nos canais oficiais da empresa. Assim, você não corre risco de sofrer prejuízos financeiros e/ou danos emocionais”, alerta Aline Sanchez, gerente da Serasa. Para auxiliar o consumidor, o Procon de São Paulo relaciona em uma lista empresas que devem ser evitadas.
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Veja algumas dicas do órgão para se proteger e evitar golpes na hora da compra:
- Pesquisar sobre a empresa:
Canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, meios de contato e CNPJ. Conferir estes dados e pesquisar avaliações em sites, como o Reclame Aqui, antes de fazer qualquer transação online podem ajudar o cliente a não cair em armadilhas.
- Conferir a certificação digital:
Selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes costumam aparecer na página inicial do site. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.
- Ficar atento a textos e mensagens:
Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são confiáveis e foram feitos de forma amadora para aplicar possíveis golpes.
- Fugir de promoções mirabolantes:
Mensagens, como "últimos minutos para aproveitar" ou "desconto imperdível", que promovem descontos pouco prováveis, podem ser um sinal de alerta. Avalie e busque em sites semelhantes para confirmar se o valor é factível.
- Se conectar em dispositivos seguros:
Utilizar WiFi, computador ou smartphone seguros aumenta as chances de uma compra segura. O uso de redes públicas de internet pode facilitar a ação criminosa.
- Pedir indicações:
Além de pesquisar avaliações e sites, pedir indicações de parentes e amigos que já têm o hábito de comprar pela internet também pode ajudar a evitar armadilhas.
- Guardar comprovantes das compras:
Imprima ou salve, como arquivo ou print da tela, os comprovantes que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com dados da transação. Esses documentos auxiliam a denunciar e processar sites golpistas.