Dia do Amigo é celebrado no Brasil neste sábado; entenda origem da data
Celebração é diferente da comemorada pela Organização das Nações Unidas (ONU)
O Dia do Amigo é celebrado em 20 de julho no Brasil e em outros países da América do Sul, como Uruguai e Argentina.
Apesar disso, a data não é única ao redor do mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, considera, desde 2011, o dia 30 de julho como a data que comemora a relação entre amigos. A entidade destaca que "o Dia Internacional da Amizade foi proclamado com a ideia de que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços de paz e construir pontes entre comunidades".
Mas, afinal, por que o Brasil celebra a data em 20 de julho?
A ideia foi encabeçada pelo professor de psicologia, músico e dentista Enrique Ernesto Febbraro, que teria se inspirado na chegada do homem à Lua, que ocorreu neste mesmo dia em 1969.
Na época, o evento foi encarado na Argentina — país de origem de Febbraro — como uma data de fraternidade. Segundo o jornal argentino La Nación, o professor começou a escrever cartas com a sugestão de celebrar o Dia do Amigo em 20 de julho. Ao todo, teriam sido mais de 1000 correspondências.
A partir disso, Argentina, o Brasil, Chile, Uruguai e Espanha incorporaram a data. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Dia do Amigo foi criado em 2013, por meio de uma lei municipal. A justificativa do projeto menciona Febbraro.
"A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema 'Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro'", diz o texto da lei.
Desde então, o Dia do Amigo foi incluído no calendário oficial da capital fluminense.