DF: crianças e adolescentes ficarão em observação após tomarem vacina contra a dengue
Medida foi adotada por recomendação do Ministério da Saúde, após a notificação de 16 casos de reações alérgicas graves supostamente relacionados à vacinação contra a dengue
Como um procedimento de segurança para a aplicação das vacinas contra a dengue, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal definiu que as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos devem passar 15 minutos em observação na unidade de saúde após receberem a dose.
+ Intersexo: entenda o termo que foi reconhecido pela primeira vez em um registro civil no Brasil
Quem tem histórico de reações alérgicas graves precisará aguardar 30 minutos até ser liberado.
As medidas foram adotadas por recomendação do Ministério da Saúde, após a notificação de 16 casos de reações alérgicas graves supostamente relacionados à vacinação contra a dengue, dos quais dois são no DF. De acordo com a secretária de Saúde do Distrito Federal, Luciene Florêncio, "a situação é rara, foram dois casos em 47 mil doses aplicadas".
"Ainda assim, nossa vigilância está atenta e reforçamos os procedimentos", acrescentou.
Ela ressalta que a incidência de dengue na capital federal é de 3870,2 casos para cada grupo de 100 mil pessoas, um número bem maior do que o registrado de reações graves à vacina.
"A vacinação é segura e convidamos as famílias de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para garantir essa proteção".
Os servidores reforçarão também, nas salas de vacina, as orientações a respeito do histórico de alergias. Além disso, haverá um intervalo mínimo de 24 horas para que o grupo prioritário receba qualquer dose do esquema vacinal contra outras doenças.
Segundo a secretaria, todas essas medidas vêm para garantir uma resposta rápida e efetiva se ocorrer reação pós-vacinação, diminuindo o risco para as pessoas vacinadas e auxiliando na segurança da vacinação em geral.
Casos prováveis
Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 122.348 casos prováveis de dengue no Distrito Federal neste ano, até o momento. Foram 77 óbitos causados pela doença, e outros 74 estão em investigação.
A campanha de vacinação contra dengue na rede pública de saúde no Distrito Federal é exclusiva para as crianças e adolescentes de 10 anos completos a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).