DF: atendimentos de hospital de campanha para combate à dengue começam nesta segunda-feira
Estrutura foi montada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia
Guilherme Resck
Os atendimentos médicos do Hospital de Campanha da Aeronáutica no Distrito Federal para atender pacientes com sintomas e diagnosticados com dengue, em apoio ao governo do DF, vão começar nesta segunda-feira (5), informou neste domingo (4) a Força Aérea Brasileira (FAB).
+ Ministério da Saúde dá início às atividades do Centro de Operações de Emergência contra a dengue
De acordo com a FAB, a estrutura foi montada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, "em tempo recorde".
A mobilização para a montagem do hospital começou na sexta-feira (2) e, na data, a aeronave KC-390 Millennium, da FAB, realizou o transporte de insumos e de militares para viabilizar o funcionamento da unidade.
A Força Aérea ressalta que "será a primeira vez que a FAB vai atuar com uma estrutura do HCAMP no combate à dengue e vai contar com um Centro de Emergência, interligado por dois túneis".
"Um se liga à tenda de laboratório, onde serão realizados a coleta e os exames para diagnóstico de dengue, assim como acompanhamento do tratamento. O outro levará ao espaço de hidratação, que tem dois espaços separados, pediátrico e adulto. A triagem também será realizada no local".
No hospital, 29 militares profissionais de saúde vão atuar, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório. Foram disponibilizados 60 leitos para atender, 24 horas por dia, os pacientes.
+ INSS não vai suspender benefícios por falta de prova de vida presencial
Na manhã deste domingo, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhou a montagem do Hospital de Campanha.
“Tivemos o acionamento, por meio do Ministério da Defesa, no começo do final de semana e hoje, domingo, já está praticamente montado, demonstrando a eficiência e proatividade dos nossos militares. Batemos, inclusive, um recorde de mobilização de HCAMP com esta missão. E é para isso que estamos aqui. Nosso objetivo é desonerar as UPAS da região, visto que hoje o Distrito Federal concentra em torno de 20% dos casos de dengue do país”, afirmou o comdandante.