Dentista investigado por morte do influenciador Junior Dutra é denunciado por atriz
Ariana Mello também passou por procedimentos estéticos com Fernando Garbi e relatou infecções após a cirurgia
Primeiro Impacto
O dentista Fernando Simonato Garbi, investigado pelo Ministério Público de São Paulo após a morte do influenciador Junior Dutra, é alvo de novas denúncias, dessa vez da atriz Ariana Mello. Ela fez um procedimento estético com o investigado em dezembro do ano passado e, desde então, precisou realizar outras quatro cirurgias reparadoras.
Em entrevista ao Primeiro Impacto, Joanne Anunciação, advogada da atriz, contou que Ariana se queixa dos mesmos sintomas que levaram Junior a registrar um boletim de ocorrência contra Garbi dias antes de morrer, em 3 de outubro.
"Ela tem sintomas de febre, infecções, hematomas pelo corpo, e ela me relatou que desde o primeiro procedimento não tem passado muito bem e a clínica não tem dado suporte", disse Joanne.
+ Procedimentos estéticos respondem por mais de 50% das queixas de serviços de saúde
A atriz, que mora em Londres, só descobriu que Garbi era dentista, e não médico, após a repercussão da morte de Junior Dutra.
"A Ariane me procurou porque está tendo as mesmas complicações, os mesmos sintomas, e ela também alega que não teve posse do prontuário para fazer o tratamento adequado. O que ela relata é que esteve em uma clínica famosa, e lá, o dentista foi apresentado como médico", explica a advogada.
Um inquérito policial foi aberto e o Ministério Público foi comunicado do novo caso. Segundo Joanne, o órgão público já solicitou a apuração dos fatos relatados pela atriz. O processo corre em segredo de Justiça.
"O que nós estamos fazendo nesse momento é tomando a iniciativa de levar para as autoridades para apurarem a negligência médica, o fato dele se passar por médico, fazer propagando enganosa na rede social, e o fato dele se omitir para dar um prontuário ao paciente", completa.
Profissional não tem registro no Cremesp
A investigação que apura a morte de Junior Dutra revelou que Fernando Simonato Garbin não possui registro ativo no Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM-SP), estando registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Em nota, o Cremesp reforçou que procedimentos invasivos devem ser realizados apenas por médicos devidamente registrados, conforme a Lei do Ato Médico, e orienta a população a consultar o Guia Médico para confirmação de profissionais autorizados.
"O Cremesp informa que não há nenhum médico com registro ativo no Estado de SP com o nome de Fernando Simionato Garbi. (...) O Cremesp reitera que procedimentos invasivos devem ser feitos apenas por médicos, que são os profissionais capacitados para realizá-los e identificar e tratar eventuais complicações", informou.
O que diz a defesa do profissional?
O SBT News entrou em contato com a defesa do dentista e aguarda retorno. Em relação a morte do influenciador Junior Dutra, a defesa de Fernando Garbi negou qualquer relação do profissional com o falecimento, afirmando que ele atua regularmente como cirurgião bucomaxilofacial autorizado pelo Conselho Federal de Odontologia.