Publicidade
Brasil

Defesa Civil emite alerta severo para Grande SP; capital foi colocada em atenção para alagamentos

Tempestade provocou alagamentos e bombeiros receberam 82 chamadas para queda de árvores. Em Osasco, um micro-ônibus foi atingido, mas não houve feridos

Imagem da noticia Defesa Civil emite alerta severo para Grande SP; capital foi colocada em atenção para alagamentos
Cidade de São Paulo é atingida por chuva intensa | Reprodução
Publicidade

A Defesa Civil emitiu um alerta severo para chuvas fortes, com raios e ventos, na tarde desta quinta-feira (13), em Osasco, Mauá e Juquiá, municípios da Grande São Paulo.

Meteorologistas da Defesa Civil do Estado explicaram que uma passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo provoca chuvas generalizadas em todo território. Litoral, Vale do Paraíba, Grande SP, Campinas e Sorocaba podem ser as mais atingidas. Esse cenário persistirá até sábado (15).

A capital paulista foi colocada em estado de atenção para alagamentos às 13h30, incluindo todas as zonas, Centro e marginais Tietê e Pinheiros, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.

Importantes avenidas como a Santos Dumont, entre centro e zona Norte, e a Queiroz Filho, unindo Pinheiro e Lapa, tiveram potnos de alagamento intransitáveis.

Quedas de árvores e deslizamentos

O Corpo de Bombeiros recebeu 82 chamadas para queda de árvores, 2 chamadas para deslizamentos no período das 14h às 16h30 desta quinta.

Uma árvore de grande porte caiu em cima de um micro-ônibus, na Avenida Manoel Pedro Pimentel, 38, no Parque Continental, em Osasco. Ninguém se feriu.

árvore microônibus
árvore microônibus

Problemas no transporte público

A chuva atrapalhou a circulação de trens da da Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Um alagamento na região da Estação Mauá, entre as 15h e 15h40, impediu o tráfego das composições entre as estações Mauá e Guapituba.

Recomendações da Defesa Civil

  • Durante as chuvas intensas a população não deve se arriscar atravessando ruas alagadas. Um adulto pode ser arrastado com a água na altura do tornozelo. Já um veículo pode ser arrastado com a água encobrindo suas rodas.
  • Outra medida de prevenção é evitar ficar próximo de árvores e estruturas metálicas frágeis. Além de poderem cair, elas atraem raios.
  • Em caso de recebimento do alerta da Defesa Civil, as pessoas devem evitar se expor em locais sujeitos a alagamentos e procurar permanecer em um local seguro até o fim do temporal.
Publicidade

Assuntos relacionados

Chuva
São Paulo
Alerta
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade