Publicidade
Brasil

Defesa Civil decreta estado de atenção, nesta quinta (10), para alagamentos em toda capital de SP

Região do Grande ABC registrou temporais com granizo no início da tarde

Imagem da noticia Defesa Civil decreta estado de atenção, nesta quinta (10), para alagamentos em toda capital de SP
ABC Paulista registra chuvas com granizo | Reprodução Redes Sociais
• Atualizado em
Publicidade

A Defesa Civil de São Paulo alerta sobre riscos de chuvas intensas nesta quinta-feira (10). Na região do Grande ABC, moradores registraram, nas redes sociais, temporais com granizo no início da tarde. Risco de alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores são esperados em locais mais vulneráveis.

+ Alvo da PF, prefeito de Sorocaba (SP) nega irregularidade e diz que investigação é "um ato político"

Diferentes regiões do território paulista devem registrar instabilidades atmosféricas com variações de intensidade, exigindo atenção da população, de acordo com a Defesa Civil. O órgão já mandou notificações de alerta de risco para os moradores dos locais que podem ser mais afetados, incluindo Mauá e Taboão da Serra.

Além do ABC, regiões do Litoral Norte e da faixa Leste paulista, que fazem divisa com o estado do Rio de Janeiro, devem ficar em estado de atenção. A previsão é de temporais entre o meio da tarde e o início da noite, com possibilidade de queda de raios e rajadas de ventos forte, que podem provocar transtornos para a população.

Imagens do radar meteorológico do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de SP mostraram chuva forte, com possibilidade de granizo, na região de Vila Prudente, Mooca e Aricanduva/Formosa, na zona leste paulista. Já na zona sul, o mesmo registro foi feito em Interlagos. O órgão também emitiu alertas sobre os riscos dos temporais na cidade.

+ Anistia: "Se a gente conseguir assinatura, ele vai botar em votação", diz Bolsonaro sobre Motta

Nas demais regiões do estado, incluindo a Grande São Paulo, interior e Vale do Paraíba, também há previsão de chuva no mesmo período do dia, com intensidade de moderada a forte, mas com menor potencial de desastres causados pelos temporais.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirma que registrou 16 chamadas para quedas de árvores entre 11h44 e 14h26, nas regiões do Itaim Bibi, Pinheiros, Itaquera, Carrão, Penha, Vila Matilde, Mandaqui e na Região Metropolitana. Além disso, três chamadas para enchentes foram feitas no Tucuruvi. Não há informações de vítimas, até o momento em que essa matéria foi atualizada.

Veja os registros feitos nas redes sociais:

Confira o alerta feito pela Defesa Civil de SP:

Para os próximos dias:

Na sexta-feira (11) e no sábado (12), a tendência é de diminuição das instabilidades. As chuvas devem ocorrer de forma fraca a moderada, isoladas e passageiras durante as tardes. O sol aparece entre nuvens nas primeiras horas do dia, e as temperaturas permanecem amenas em praticamente todo o estado.

Já no domingo (13), o avanço do calor e da umidade favorece a formação de nuvens carregadas, com destaque para o centro-oeste paulista, especialmente nas regiões de Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Barretos, onde há previsão de pancadas de chuva forte, com risco de raios e ventos intensos. Nas demais áreas, as chuvas tendem a ocorrer com fraca a moderada intensidade e baixo risco de impactos.

A Defesa Civil do Estado reforça a importância de que a população acompanhe os boletins, alertas oficiais e adote medidas preventivas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade