Publicidade
Brasil

Defesa Civil de SP envia alerta de chuva forte para toda a capital

Mensagem adverte sobre "rajadas de vento e alagamento" e avisa para população ficar em local seguro. Água invade estação Jardim São Paulo do Metro; veja

Imagem da noticia Defesa Civil de SP envia alerta de chuva forte para toda a capital
Alerta da Defesa Civil enviado para celulares
Publicidade

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos às 15h27 desta sexta-feira (24).

Pancadas de chuva forte chegaram rapidamente, de deixaram pontos de alagamentos intransitáveis em avenidas das zonas Norte e Oeste, como a avenida Turiassú, que liga a região de Perdizes ao Centro. Na Pompéia, a região em frente ao estádio do Palmeiras, Allianz Parque, se transformou em um rio.

Um alerta da Defesa Civil foi enviado aos celulares dos paulistanos, por volta das 15h50, advertindo os pedestres e motoristas e pedindo para que os cidadãos ficassem em locais seguros. Foi a primeira vez que o alerta chegou aos moradores da capital por meio de uma nova tecnologia, CellBroadCast. O aviso alcança todos os celulares com tecnologia 5G ou 4G, e já foi usado 19 vezes no Estado de São Paulo.

A estação Jardim São Paulo, da linha 1/azul do Metro foi invadida pelas águas. Escadas rolantes parecem cachoeiras:

Desabamento

Uma casa desabou na Rua Alfredo Pujol, em Santana, zona Norte, às 15h56. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve registro de vítimas do desabamento. Três equipes estão atendendo a ocorrência.

Falta de energia

Segundo um balanço divulgado pela companhia de abastecimento a Enel, na Grande São Paulo, 157.244 clientes estão com fornecimento interrompido por conta das chuvas.

Na capital 121.753 clientes estão sem luz. O município de Jandira é o mais afetado com 15,68% dos clientes da Enel sem energia.

Caminho da chuva e vento

Segundo o CGE, áreas de instabilidade formadas pela brisa marítima, pelo calor e a alta disponibilidade de umidade, trouxeram chuva forte para São Paulo. Imagens do radar meteorológico mostram chuva com potencial de trasbordamentos de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas atuando em todas as regiões da cidade.

A força do vento também provoca queda de árvores. A Estação Meteorológica Capela do Socorro-Cidade Dutra registrou rajadas de 27,8km/h às 14h50. No Aeroporto de Guarulhos, a velocidade dos ventos chegou a 46,3km/h às 15h06.

Publicidade

Assuntos relacionados

Chuva
São Paulo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade