Brasil

COP30: Brasil lança plano para adaptar sistema de saúde a impactos das mudanças climáticas

Documento apresentado na COP30 propõe ações para fortalecer a resposta do país aos efeitos climáticos sobre a saúde pública

Publicidade

A saúde foi o tema central das negociações dos países que integram a conferência da ONU para o clima nesta quinta-feira (13). Eventos climáticos extremos, como o aumento das temperaturas, também influenciam na proliferação de doenças, como a dengue, e na mortalidade causada pelo calor intenso.

O Brasil apresentou o Plano de Ação para fortalecer a resposta aos efeitos da mudança do clima na saúde da população, principalmente a mais vulnerável. É a primeira vez que esse tema entra nas discussões das reuniões plenárias da conferência da ONU.

O documento foi construído pelo Brasil em parceria com os países que sediaram as últimas COPs: Reino Unido, Egito, Azerbaijão e Emirados Árabes, formando o chamado Grupo de Baku.

+Gasolina, conta de luz e desastres natrais: entenda como questões da COP30 podem impactar sua vida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou que "a crise climática é uma crise de saúde pública, sobretudo pra quem vive em regiões mais afetadas (...) fica a liderança do Brasil de lançar um plano como esse e fica para a história como um plano que está sendo lançado já com um plano de investimentos internacionais".

Segundo o ministro, o Brasil já recebeu um aporte de instituições filantrópicas de R$1,5 bilhão. Ele citou como exemplo a reconstrução das cidades destruídas pelo tornado no Paraná e a unidade de saúde fluvial que será instalada em Belém para atender a população ribeirinha.

Padilha explicou que vai começar a fazer adaptação para fazer cirurgias dentro do barco, exames complexos dentro do barco. Um outro exemplo,s egundo ele é a adaptação das unidades que foram destruídas de Rio Bonito do Iguaçu, que sofreu um ciclone na última semana. "Os locais serão reconstruidos um padrão construtivo resiliente às mudanças climáticas, que suportem situações como aquela". disse.

Publicidade

Assuntos relacionados

COP30
mudanças climáticas
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade