Conteúdo das caixas-pretas é 100% recuperado, diz Cenipa sobre acidente em Vinhedo
Relatório preliminar da investigação deve ser apresentado em 30 dias
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), conseguiu extrair todo o conteúdo dos gravadores da aeronave operada pela Voepass, conhecidos como caixas-pretas. Os dados confirmam que não houve nenhum pedido de emergência da tripulação aos órgãos de controle de tráfego aéreo.
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A informação foi dada pelo chefe do Cenipa, Marcelo Moreno, neste domingo (11), em Vinhedo, em São Paulo, onde ocorreu o acidente de avião que matou 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes, na última sexta-feira (9).
“Nessa manhã, temos a informação de que conseguimos, 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico evento para a sociedade”, declarou. A próxima etapa será iniciada com retorno dos investigadores do Cenipa à sede do órgão, em Brasília.
O chefe do Cenipa afirmou que estão em poder das autoridades duas caixas pretas do avião matrícula PS-VPB: o gravador de voz, o Cockpit Voice Recorder, e o gravador de dados, Flight Data Recorder.
“Agora, aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade", explicou.
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A estimativa é que o relatório preliminar da investigação seja apresentado em 30 dias. O trabalho será feito pelo Laboratório de Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData) da FAB, que confirmou que tem capacidade e autonomia para fazer a extração e análise de dados das caixas-pretas, no próprio país, sem necessidade de recorrer à ajuda internacional.
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Os dois motores do avião também serão guardados e analisados, na sede do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), na capital paulista.
As instalações militares estão subordinadas ao Cenipa, em Brasília: “os motores serão segregados para a anterior análise de nosso pessoal engenheiro qualificado e experiente para emissão de laudo, como uma parte da investigação para se ter certeza se, durante o impacto, os motores estavam ou não desenvolvendo potência”, informou Moreno.