Contagem regressiva para o Natal: comércio aposta em aumento de vagas e vendas
Shoppings da capital paulista investem em decoração e atrações para todas as idades
Falta pouco mais de um mês, mas a chegada do Natal começou a aquecer o comércio e deixa lojistas otimistas para um aumento nas vendas. Vagas temporárias para atender frequentadores são aposta para o período do ano, e há uma expectativa ainda maior para quando cair o esperado 13º salário.
+Casa mais iluminada do Brasil está pronta para o Natal
“Pelo aumento da demanda, ingestão do décimo terceiro na economia. A gente também tem uma resposta positiva dos nossos lojistas com aumento de vagas temporárias no shopping”, conta a gerente de marketing Cindy Beni, que atua no Shopping Cidade São Paulo.
No local, a expectativa é de crescimento de 10% das vendas em comparação ao desempenho da data comemorativa de 2023. No ano passado, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), estima que as vendas em todo o país atingiram R$ 70 bilhões - um crescimento de 5,6% se comparado ao ano anterior.
Entre as estratégias para fazer esse desempenho ser melhor, o comércio tem buscado decorações temáticas, sem esquecer do tradicional bom velhinho.
“Eu vi o Papai Noel passando. Tava bonito”, conta Luiza Varotto, de 6 anos.
Em outro lado, os adultos também se divertem. Aos 35 anos, a designer Pamela Kussumoto relata ter ficado encantada com a decoração natalina do personagem que ela mais gosta e que foi implementada em um shopping da capital paulista: o Pikachu.
“Eu vi que ia ter o Natal do Pokémon, e eu jogo desde pequena. Amo Pokémon, tenho tatuagem e vim aqui prestigiar”, diz.