Congestionamento em São Paulo aumenta 19% em dezembro
Trânsito na capital paulista já supera índices do mesmo período do ano passado e reflete desafios do transporte individual e coletivo
Simone Queiroz
O trânsito em São Paulo, já conhecido por sua complexidade, torna-se ainda mais caótico no mês de dezembro. Dados indicam que o índice médio de congestionamento nos dias úteis alcançou 510 quilômetros, representando um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2023. A lentidão deste ano está próxima do índice registrado em dezembro de 2019, antes da pandemia, que foi de 570 km. E a situação atual deve piorar até a chegada do Natal.
De acordo com o professor Valter Caldana, especialista em arquitetura e urbanismo, o crescimento da circulação é um indicativo positivo de maior atividade econômica, menor desemprego e maior consumo. Contudo, ele ressalta que a falta de qualidade do transporte público também impulsiona o uso de veículos particulares, agravando os engarrafamentos.
+ Leia também: Dólar não vai parar de subir? Entenda a alta da moeda e quando ela deve baixar
A frota da cidade já ultrapassa 8,6 milhões de veículos, com um aumento de quase 300 mil em um ano. Desse total, menos de 46 mil são ônibus, enquanto o número de carros de aplicativos chega a quase 600 mil, segundo estimativas. Na semana passada, Íris Fernandes, audiodescritora, enfrentou 2 horas e meia para percorrer um trajeto que deveria durar 1 hora, obrigando-a a recorrer ao metrô para chegar a tempo a um show.