Com previsão de 37°C, SP pode ter novo recorde de calor nesta quarta (2)
Maior temperatura do ano foi observada em setembro, quando os termômetros registraram 36,7ºC
A cidade de São Paulo pode registrar um novo recorde de calor em 2024 nesta quarta-feira (2). Segundo o Climatempo, há possibilidade dos termômetros chegarem aos 37ºC durante o dia, enquanto os índices de umidade devem atingir valores abaixo dos 30%.
+ Onda de calor até quarta-feira: 5 estados e o DF estão em alerta
Até então, a maior temperatura do ano registrada na capital foi de 36,7ºC, observada em 26 de setembro. A marca foi a maior para um mês desde 1943, quando começou o monitoramento pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse foi o segundo setembro mais quente da história, com temperaturas 3ºC acima da média.
Caso chegue aos 37ºC, o recorde será acompanhado de uma mudança brusca de tempo. Isso porque a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve provocar chuvas isoladas, rajadas de vento e declínio das temperaturas.
Na quinta-feira (3), o dia deve amanhecer com neblina e chuvas isoladas na capital – o que irá amenizar o clima quente e o tempo seco dos últimos dias. Os termômetros devem variar entre mínimas de 16°C e máximas que não devem superar os 22°C. Já a umidade relativa do ar deve voltar a aumentar, ficando acima dos 60%.
Na sexta-feira (4), haverá uma nova queda de temperatura, com os termômetros atingindo máxima de 19ºC. Já no sábado (5), os termômetros voltam a subir, mas ficando com temperaturas amenas. A previsão é de mínima de 14ºC e máxima de 23ºC.