Com mudanças de clima, safra da soja fica abaixo da expectativa no Brasil
Ondas de calor e aumento de chuvas vão reduzir a produção entre 2023-2024, de acordo com associação de produtores
As mudanças climáticas vão provocar uma redução na safra da soja na comparação entre os anos de 2023 e 2024. Alerta da Associação Brasileira dos Produtores de Soja aponta que o Brasil ficará distante da produção recorde do último ano.
+ Produção de soja no Brasil teve crescimento de mais de 570% em 30 anos
Na última safra, houve uma produção de 154 milhões de toneladas de soja. Enquanto a previsão para este ano é de 135 milhões de toneladas. A redução se dá em diferentes locais no país, como pelo impacto de seca, no Centro-Oeste, e de chuva, no Rio Grande do Sul.
Ao SBT, o produtor rural Leonardo Bolson conta ter precisado replantar quase metade da área cultivada na propriedade em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. "A gente perde a semente, perde o tratamento de semente e perde o dia gasto trabalhando, semeando, o combustível", diz.
O aumento de gastos também acende alerta para um prejuízo de agricultores, conforme analisa o presidente da Abrasoja, Antonio Galvan. "[O produtor] vai ter dificuldade de cumprir seus compromissos devido ao preço da soja. O preço da soja está muito aquém, muito abaixo. Não cobre custo de produção pelo valor e pelo custo que o produtor plantou", defende.
Veja reportagem completa sobre o assunto, que foi ao ar no SBT Brasil do último sábado (3):