Brasil

Com mudanças de clima, safra da soja fica abaixo da expectativa no Brasil

Ondas de calor e aumento de chuvas vão reduzir a produção entre 2023-2024, de acordo com associação de produtores

Imagem da noticia Com mudanças de clima, safra da soja fica abaixo da expectativa no Brasil

As mudanças climáticas vão provocar uma redução na safra da soja na comparação entre os anos de 2023 e 2024. Alerta da Associação Brasileira dos Produtores de Soja aponta que o Brasil ficará distante da produção recorde do último ano.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Na última safra, houve uma produção de 154 milhões de toneladas de soja. Enquanto a previsão para este ano é de 135 milhões de toneladas. A redução se dá em diferentes locais no país, como pelo impacto de seca, no Centro-Oeste, e de chuva, no Rio Grande do Sul.

Ao SBT, o produtor rural Leonardo Bolson conta ter precisado replantar quase metade da área cultivada na propriedade em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. "A gente perde a semente, perde o tratamento de semente e perde o dia gasto trabalhando, semeando, o combustível", diz.

O aumento de gastos também acende alerta para um prejuízo de agricultores, conforme analisa o presidente da Abrasoja, Antonio Galvan. "[O produtor] vai ter dificuldade de cumprir seus compromissos devido ao preço da soja. O preço da soja está muito aquém, muito abaixo. Não cobre custo de produção pelo valor e pelo custo que o produtor plantou", defende.

Veja reportagem completa sobre o assunto, que foi ao ar no SBT Brasil do último sábado (3):

Assuntos relacionados

Economia

Últimas Notícias