Com frente fria, capitais devem registrar recorde de temperatura nesta sexta-feira (19)
Mínimas podem chegar até 11ºC em cidades no Sul; veja previsão
A massa de ar frio de origem polar que passa pelo Brasil já baixou as temperaturas em grande parte dos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Segundo o Climatempo, a previsão é que algumas capitais registrem temperaturas recordes para o ano ainda nesta sexta-feira (19), com mínimas que podem variar de 21ºC a 11ºC.
Para a cidade de Vitória (ES), a mínima prevista é de 21ºC, superando os 22,1ºC registrados em janeiro. Já em Belo Horizonte (MG), os termômetros não devem passar dos 17ºC (recorde atual 18ºC), enquanto São Paulo (SP) ficará em 14ºC (15,8ºC). A mínima mais baixa, por sua vez, será em Curitiba (PR): 11ºC (recorde atual 12,4°C).
No Sul, os estados ainda terão geadas durante as próximas madrugadas. Até domingo (21), grande parte das cidades registrarão mínimas ao redor de 10ºC – marca que pode baixar para 5ºC em pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Planalto Sul Catarinense, os termômetros devem se aproximar de 0ºC.
+ O frio chegou! Como diferenciar gripe, resfriado, alergia e Covid-19
O clima frio, no entanto, não deve durar tanto. A partir de sábado (20), o ar frio vai para o oceano e começa a se afastar do Brasil, o que vai permitir a elevação da temperatura nos próximos dias, resultando em tardes mais quentes. Com um maior resfriamento noturno e maior aquecimento diurno, o clima ficará com a característica do outono.