Publicidade
Brasil

Com 16ºC, SP registra menor temperatura máxima do ano

Madrugadas devem continuar geladas até o fim da semana; mínimas ficarão entre 12ºC e 14ºC

Imagem da noticia Com 16ºC, SP registra menor temperatura máxima do ano
Frio na capital paulista | Agência Brasil
Publicidade

A passagem de uma frente fria derrubou as temperaturas em São Paulo. Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) mostram que a cidade registrou média de 16,4ºC no domingo (26), sendo a menor máxima do ano. Em Engenheiro Marsilac, os termômetros chegaram à menor média absoluta: 15,3°C.

+ Formação de ciclone deixa RS em alerta nos próximos dias

Novos recordes ainda devem ser registrados nesta semana. Isso porque a previsão é de que as madrugadas continuem geladas nos próximos dias, com mínimas de 12ºC.

Nesta segunda-feira (27), o clima deve apresentar alta nebulosidade e sensação de frio na capital paulista. Ainda há condições para chuvas fracas e chuviscos, que devem se alternar com períodos de melhoria ao longo do dia. As temperaturas mínimas oscilam em torno dos 13°C, enquanto as máximas permanecem abaixo dos 20°C.

Na terça-feira (28) ainda há condições para chuviscos durante a madrugada, mas no decorrer do dia o tempo melhora e o sol deve aparecer entre nuvens. Mesmo assim, a massa de ar polar que desencadeou a frente fria mantém as temperaturas baixas, com termômetros variando entre mínimas de 12°C e máximas de 22°C.

O dia mais frio deve ser na quarta-feira (19), quando a temperatura ficará entre 12ºC e 19ºC. No fim de semana, o clima volta a esquentar um pouco, com máxima entre 24ºC e 26ºC, mas a mínima permanece em 15ºC. No litoral norte de São Paulo, a previsão é de chuva até quinta-feira (30) com temperaturas abaixo de 24ºC.

Operação Baixas Temperaturas

Em meio à chegada do frio, a prefeitura de São Paulo retoma, nesta segunda-feira (17), a Operação Baixas Temperaturas (OBT). A iniciativa é acionada sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13°C ou menos.

Ao todo, serão instaladas 10 tendas em pontos estratégicos da cidade para atendimento e acolhimento da população em situação de rua ou vulnerabilidade. Os locais funcionarão das 18h à 0h, e ofertarão alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Também serão distribuídos cobertores e feitos encaminhamentos para serviços de acolhimento.

As tendas contarão ainda com profissionais da saúde que farão a atualização vacinal, se necessário. Veterinários atuarão nas tendas para examinar os animais companheiros dos atendidos, além de distribuir potes para hidratação e petiscos.

“A população, por meio da central 156, pode solicitar a abordagem social das pessoas em situação de rua. O serviço funciona 24 horas e a solicitação pode ser anônima. É importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas”, informou a prefeitura.

Confira os endereços das tendas:

  • Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
  • Região Sul - Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
  • Região Norte - Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
  • Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Rua Gilberto Gomes Mota, acesso à Avenida Jacu-Pêssego lado direito) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
  • Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade