CNBB lança "Campanha da Fraternidade" com tema voltado ao cuidado com a natureza
Igreja convida fiéis a ações sustentáveis durante a Quaresma. Em mensagem, Papa Francisco oferece contribuição à COP30 e pede: "continuem a rezar por mim"
S
SBT News
05/03/2025, 22:01 • Atualizado em 06/03/2025, 01:21
compartilhar
Campanha de Fraternidade 2025 com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” | Foto: Divulgação CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira (5), em todo o país ,a Campanha de Fraternidade 2025. Este ano, o debate proposto para o período da Quaresma traz o tema "Fraternidade e Ecologia Integral", uma referência ao texto de Gênesis que fala da criação.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
A iniciativa busca unir fé e conscientização ambiental, convidando os fiéis a refletirem sobre a relação do ser humano com a natureza em um contexto de crise socioambiental.
A ideia da CNBB é estimular a reflexão espiritual e também incentivar práticas concretas que contribuam para a construção de um mundo mais justo e sustentável. Durante a Quaresma - que começa nesta quarta-feira de Cinzas (5) e segue até a Páscoa, no dia 20 de abril - os participantes são convidados a se engajarem em ações como iniciativas sociais, coletas de solidariedade e projetos que promovam o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar das comunidades.
Mensagem do Papa Francisco
Durante o lançamento da campanha, foi lida uma carta escrita pelo Papa Francisco, em que ele oferece a colaboração da Igreja Católica para a cúpula climática COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano.
"Louvo o esforço da Conferência Episcopal em propor mais uma vez como horizonte o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal de cada fiel a Cristo. Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas."
Na mensagem enviada à CNBB, com data de 11 de fevereiro, o Papa também pede que os brasileiros continuem rezando pela saúde dele, que mesmo antes da internação hospitalar - em 14 de fevereiro - já vinha lutando com a saúde frágil e problemas respiratórios.
“Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a Bênção Apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a Casa Comum, pedindo que continuem a rezar por mim”, escreveu o pontífice.
No último boletim médico divulgado na terça-feira (4), a Santa Sé destacou que o estado de Francisco é "estável" e que ele "não teve episódios de insuficiência respiratória, nem broncoespasmo".
O site oficial da Campanha da Fraternidade 2025, oferece materiais de apoio e orientações para quem deseja se envolver. A proposta é que, por meio da oração, da reflexão e de ações práticas, os fiéis possam repensar seu papel no cuidado com a Casa Comum e contribuir para um futuro mais fraterno e equilibrado.
CNBB lança "Campanha da Fraternidade" com tema voltado ao cuidado com a naturezaIgreja convida fiéis a ações sustentáveis durante a Quaresma. Em mensagem, Papa Francisco oferece contribuição à COP30 e pede: "continuem a rezar por mim"Brasil2025-03-05T22:01:09.707ZA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira (5), em todo o país ,a Campanha de Fraternidade 2025. Este ano, o debate proposto para o período da Quaresma traz o tema "Fraternidade e Ecologia Integral", uma referência ao texto de Gênesis que fala da criação. A iniciativa busca unir fé e conscientização ambiental, convidando os fiéis a refletirem sobre a relação do ser humano com a natureza em um contexto de crise socioambiental. A ideia da CNBB é estimular a reflexão espiritual e também incentivar práticas concretas que contribuam para a construção de um mundo mais justo e sustentável. Durante a Quaresma - que começa nesta quarta-feira de Cinzas (5) e segue até a Páscoa, no dia 20 de abril - os participantes são convidados a se engajarem em ações como iniciativas sociais, coletas de solidariedade e projetos que promovam o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar das comunidades. Mensagem do Papa Francisco Durante o lançamento da campanha, foi lida uma carta escrita pelo Papa Francisco, em que ele oferece a colaboração da Igreja Católica para a cúpula climática COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano. "Louvo o esforço da Conferência Episcopal em propor mais uma vez como horizonte o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal de cada fiel a Cristo. Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas." Na mensagem enviada à CNBB, com data de 11 de fevereiro, o Papa também pede que os brasileiros continuem rezando pela saúde dele, que mesmo antes da internação hospitalar - em 14 de fevereiro - já vinha lutando com a saúde frágil e problemas respiratórios. “Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a Bênção Apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a Casa Comum, pedindo que continuem a rezar por mim”, escreveu o pontífice. No último boletim médico divulgado na terça-feira (4), a Santa Sé destacou que o estado de Francisco é "estável" e que ele "não teve episódios de insuficiência respiratória, nem broncoespasmo". O , oferece materiais de apoio e orientações para quem deseja se envolver. A proposta é que, por meio da oração, da reflexão e de ações práticas, os fiéis possam repensar seu papel no cuidado com a Casa Comum e contribuir para um futuro mais fraterno e equilibrado.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/cnbb-lanca-campanha-da-fraternidade-com-tema-voltado-ao-cuidado-com-a-natureza