Círio de Nazaré atrai milhões de devotos e turistas em Belém
Festa é considerada Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO
Warley Júnior
Neste domingo (13), a capital Belém, no Pará, celebra o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, que homenageia Nossa Senhora de Nazaré.
+SBT News transmite ao vivo o Círio de Nazaré 2024 direto de Belém do Pará
A festa, realizada há mais de 200 anos, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, atraindo milhões de devotos e turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Só na noite desse sábado (12), a procissão conhecida como Trasladação reuniu cerca de 1,5 milhão de fiéis. As estimativas são do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Além disso, as procissões têm vários elementos característicos do Círio de Nazaré e que são de muito significado para os devotos.
A berlinda é um dos principais símbolos do Círio. Introduzida na tradição em 1882, é um veículo feito de cedro vermelho que transporta a imagem da santa. A atual berlinda, confeccionada em 1964, passa por pequenos reparos anuais e foi recentemente equipada com uma nova cobertura de folhas de ouro.
Outro elemento importante é a corda, que os fiéis utilizam para puxar a berlinda. Introduzida em 1885, a corda mede 400 metros e é dividida em cinco estações para ajudar na organização da romaria.
O manto que veste a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2024 é uma obra de arte em si, adornado com lírios e arabescos bordados em ouro, além de zircônias que simbolizam as Ave Marias. A parte traseira do manto traz a frase "Eis aqui a serva do Senhor" e uma medalha comemorativa pelos 50 anos da Guarda de Nazaré.