Ciclone extratropical provoca ventos fortes e gera alerta no litoral do RS
Rajadas de 80 km/h podem elevar nível dos lagos; tempo deve se estabilizar a partir de quinta-feira (30)
A formação de um ciclone extratropical em alto-mar deve provocar chuvas e ventos fortes no litoral do sul do país a partir desta terça-feira (28). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores volumes de chuva podem exceder 50 milímetros entre o Paraná e o Rio Grande do Sul, enquanto os ventos devem passar de 80 km/h.
+ Chuva no RS: 45% dos rios ainda estão acima da cota de inundação
Em meio ao cenário, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou para o risco de elevação do nível da lagoa dos Patos, com possibilidade de ressaca nas regiões costeiras. Em Porto Alegre, as rajadas de vento podem elevar o nível do lago Guaíba, atualmente abaixo dos 4 metros, além de provocar corte de energia elétrica e queda de postes e árvores.
"A Defesa Civil orienta que a população se abrigue em local seguro, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica. Em caso de dúvidas e emergências, ligue 199", diz o alerta.
+ RS chega a 5 mortes e 124 casos de leptospirose após enchentes
A previsão é que o tempo comece a ficar mais seco a partir de quarta-feira (29) com a entrada de sistema de alta pressão e o afastamento da baixa pressão para o oceano. O tempo deve permanecer estável até sábado (1º), com predomínio de sol e sem chuvas no estado. As madrugadas, por sua vez, continuarão geladas, com mínimas de 5 °C.