Rio Grande do Sul: PF reduz ações de resgate para auxiliar no policiamento ostensivo
Ainda nesta sexta-feira (10), agentes realizam última operação para convencer pessoas que estão em situação de risco a deixarem suas residências
SBT News
A Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul informou nesta sexta-feira (10) que reduzirá ações de resgate para auxiliar no policiamento ostensivo. Os agentes federais também farão uma última operação para convencer pessoas que estão em situação de risco a deixarem suas residências.
+Ao menos 47 pessoas foram presas em meio à calamidade no Rio Grande do Sul
Segundo o informe, houve redução do número de pessoas que solicitaram remoção de suas residências, mas os agentes seguirão em serviço. As ações de resgate passarão a ocorrer pontualmente, conforme os chamados sejam feitos.
De sábado (11) em diante, a PF diz, em nota, que empregará a totalidade de suas equipes para ações de segurança pública. A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul divulgou que 47 pessoas foram presas durante a calamidade, 41 em flagrante por participação em saques e seis por suspeita de abusos sexuais.
Na região de Porto Alegre, atuam 370 policiais federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Brasília, operadores do Comando de Operações Táticas (COT), Grupo de Pronta Intervenção (GPI), Núcleo de Polícia Marítima (NEPOM) e do Comando de Aviação Operacional (CAOP).
Situação no RS
As fortes chuvas, enchentes e inundações no Sul do país já ceifaram a vida de 116 pessoas. Ao todo, foram 437 municípios atingidos, deixando mais de 408 mil pessoas fora de suas casas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil estadual nesta sexta-feira (10). 756 pessoas foram resgatadas feridas.
+Sobe para 116 o número de mortos no Rio Grande do Sul
Os trabalhos de resgate e as buscas por 143 desaparecidos seguem. Já foram resgatados 70.863 pessoas e 9.984 animais. As ações de resgate envolvem 340 embarcações, 41 aeronaves, 3,4 mil viaturas e um efetivo de mais de 27 mil agentes de forças de resgate.
O SBT News vem retransmitindo, ao vivo, das 11h15 às 13h30 o noticiário do SBT RS.