Chuva no Grande Recife causa duas mortes; alertas seguem nesta quinta-feira (15)
Só na capital pernambucana, o acumulado de chuva nas últimas 24h ultrapassou o registrado em todo o mês de abril
Emanuelle Menezes
O forte temporal que atinge o Grande Recife desde quarta-feira (14) deixou pelo menos duas pessoas mortas (saiba mais abaixo). Só na capital pernambucana, o acumulado de chuva nas últimas 24h ultrapassou o registrado em todo o mês de abril: foram 134,8 milímetros de água de ontem para hoje, enquanto no mês passado inteiro foram 78 mm.
+ Bola de fogo cruza o céu de vários estados do Brasil; assista
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram:
- Jaboatão dos Guararapes: 161,2 mm
- Recife: 134,8 mm
- Olinda: 125,3 mm
- Cabo de Santo Agostinho: 124,6 mm
- Goiana: 117,6 mm
Autoridades renovaram os alertas para temporal nesta quinta-feira (15). De acordo com a Apac, a previsão é de que as chuvas continuem ao longo do dia, com intensidade moderada e pontualmente forte, nas seguintes regiões: Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul.
Na capital pernambucana, o Centro de Operações do Recife renovou, às 5h15 da manhã desta quinta, o estágio de atenção para chuvas, pedindo para que os moradores evitem deslocamentos.
Mortes
Duas pessoas morreram eletrocutadas na noite desta quarta-feira (14), no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. A identificação das vítimas não foi informada.
Segundo a Neoenergia Pernambuco, as mortes ocorreram após o vazamento da corrente elétrica de um trailer que vende comida na Avenida Engenheiro Alves de Souza. "Uma equipe da distribuidora enviada ao local identificou que a estrutura era abastecida por uma ligação irregular de energia", disse a concessionária em nota.
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Boa Viagem, informou que investiga a ocorrência de morte a esclarecer.
Aulas suspensas
As aulas presenciais nas escolas, creches e unidades de ensino do Recife e da cidade de Paulista foram suspensas durante o turno da manhã desta quinta. Em outros cinco municípios as aulas foram suspensas durante todo o dia:
- Olinda
- Camaragibe
- Igarassu
- Cabo de Santo Agostinho
- Abreu e Lima
A Secretaria Estadual de Educação também suspendeu as aulas da rede estadual de ensino no Grande Recife e na Zona da Mata.
Universidades também interromperam atividades
A Universidade de Pernambuco (UPE) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas das unidades de ensino do Grande Recife nesta quinta-feira (15). Um novo comunicado será publicado, amanhã, às 11h, segundo a universidade.
Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) anunciaram a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais na manhã de hoje.
Inicialmente, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) não suspendeu as aulas, mas recomendou que professores adotem medidas como a flexibilização das aulas.