Chuva forte deixa 4 mortos no Espírito Santo
Mortes foram registradas na cidade de Mimoso do Sul, no sul do Estado, que está sem acesso por terra e com pouca comunicação via telefone e internet
Quatro pessoas morreram em meio a fortes chuvas no Espírito Santo nas últimas horas. A informação foi confirmada na tarde deste sábado (23) pela Defesa Civil do Estado. As mortes aconteceram nas cidades de Mimoso do Sul (2) e Apiacá (2), no sul do Espírito Santo. Na região ainda há pessoas desaparecidas.
+ Vídeo: após 16h soterrada, criança é resgatada com vida de escombros de casa que desabou no RJ
Mimoso do Sul está com as estradas de acesso obstruídas e com dificuldade de comunicação por telefone ou internet. Por isso, as autoridades dizem que não é possível confirmar o número total de desaparecidos, desalojados e desabrigados na região. O Estado decretou situação de emergência.
+ Previsão é de mais chuvas no RJ, ES e MG. Já foram registradas 12 mortes
"As equipes prosseguem trabalhando no local e o número de óbitos pode se alterar ao longo do dia", informa nota da Defesa Civil. "Aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) estão resgatando moradores da cidade."
Espírito Santo em situação de emergência
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou neste sábado (23) Situação de Emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região sul capixaba desde a noite de sexta-feira (22). Casagrande fez um sobrevoo na região e visitou Mimoso do Sul, uma das cidades mais atingidas pela enxurrada.
Foi decretada situação de emergência nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Em entrevista concedida após o sobrevoo no sul do Estado, o governador afirmou: "Vimos em Mimoso do Sul uma situação caótica, porque a cidade está sem comunicação devido à falta de energia que precisou ser cortada. Nosso esforço é para retomar os serviços essenciais, além de resgatar as pessoas nas áreas alagadas e dar alimentação aos atingidos."
Mais de mil desalojados no Estado
No Estado do Espírito Santo, 1.205 pessoas estão desalojadas desde sexta (22) devido à forte chuva que atingiu municípios da região sul do Estado. O governador Renato Casagrande confirmou que ao mens 17 pessoas foram resgatadas.
Enxurrada arrasta caminhão dos Bombeiros
A enxurrada na região sul do Estado arrastou até mesmo um caminhão do Corpo de Bombeiros, em Mimoso do Sul. Não havia ninguém no veículo.
Houve também deslizamentos de terra, alagamentos e enxurradas.
Em um outro vídeo, publicado na manhã de hoje, é possível ver que centenas de casas foram atingidas e estão parcialmente submersas pelas águas da chuva.
Rodovias interditadas
Em várias cidades há registros de ruas alagadas, comércios atingidos pela água, deslizamento, queda de árvores e barreiras. As rodovias BR 101, BR 482, ES 483, ES 297, ES 181, ES 185, ES 391 e ES 489 têm interdições.
Doações para os atingidos pela chuva
O governo do Espírito Santo organiza doações de água mineral, cestas básicas, cobertores, roupas em condições de uso e kits de limpeza e de higiene pessoal para ajudar às pessoas atingidas pelas fortes chuvas.
Os donativos podem ser entregues em dois pontos de coleta:
- Em Vitória, na Quadra de Esportes da sede do Corpo de Bombeiros Militar - Endereço: Rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100, bairro Enseada do Suá
- Em Cachoeiro de Itapemirim, na 1ª Companhia Bombeiros Militar - Endereço: BR-393, KM 0, antiga Av. Mardegan, 790, bairro Marbrasa
Com informações da Agência Brasil