Brasil

Chuva de Meteoros Orionídeas hoje: saiba o melhor horário para ver no Brasil

Pico da chuva de meteoros acontece entre esta terça-feira (21) e quinta-feira (23); veja dicas para observação

Imagem da noticia Chuva de Meteoros Orionídeas hoje: saiba o melhor horário para ver no Brasil
James McCue (Novo México) capturou este meteoro das Orionídeas em 22 de outubro de 2023
• Atualizado em
Publicidade

Os amantes da astronomia têm motivos para comemorar: a chuva de meteoros Orionídeas atingirá seu pico de atividade entre a noite desta terça-feira (21) para quarta (22), além da noite de quarta para quinta (23), oferecendo um espetáculo celeste visível em todo o Brasil. Segundo o Observatório Nacional, o melhor horário para observação será da meia-noite até o amanhecer.

De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional, essa chuva é formada por meteoros rápidos e brilhantes, muitos dos quais deixam trilhas luminosas no céu. Os meteoros podem atingir velocidades de até 66 quilômetros por segundo, tornando o fenômeno ainda mais impressionante.

+ Alerta laranja: 4 estados do país estão em perigo para chuvas intensas; BA tem risco de alagamentos

Sobre a chuva de meteoros Orionídeas

O nome da chuva faz referência à constelação de Órion, o Caçador, de onde os meteoros parecem “nascer” próximos à estrela Betelgeuse. No entanto, eles podem surgir em qualquer parte do céu.

“Todo o Brasil pode observar. O radiante em Órion é visível de norte a sul, com leve vantagem no norte e nordeste, onde ele sobe mais alto. Mesmo no sul, é um show garantido”, explica o Projeto Exoss.

O pico das Orionídeas coincidirá com a Lua Nova, que estará apenas 2% iluminada e se põe cedo, garantindo céu escuro e condições ideais de observação. Sob essas condições, os observadores podem esperar ver entre 15 e 20 meteoros por hora.

As Orionídeas são causadas pela passagem da Terra através dos detritos deixados pelo cometa Halley, que visita a Terra a cada 75-76 anos. Ao entrar na atmosfera, esses fragmentos se incendeiam, formando os meteoros luminosos visíveis da Terra. A chuva ocorre de 2 de outubro a 12 de novembro, mas o maior espetáculo acontece durante o pico em outubro.

+ INSS suspende programa que buscava zerar fila de benefícios por falta de recursos

Como observar?

Não é necessário equipamento especial ou muita habilidade para ver a chuva de meteoros. Recomenda-se:

  • escolher um local afastado de grandes cidades e da poluição luminosa;
  • procurar um local escuro, apagando as luzes em volta;
  • observar o céu por 20 a 30 minutos antes do pico ajuda os olhos a se adaptarem à escuridão.

No hemisfério sul, a melhor visualização é voltada para o noroeste, enquanto no hemisfério norte o ideal é olhar para o sudoeste. Aplicativos como Stellarium, Sky Tonight e Sky Map podem auxiliar na localização da constelação de Órion, usando GPS, sensores de movimento e realidade aumentada.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade