Volta a chover forte no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira
Serra Gaúcha pode ter temperatura abaixo de zero durante o final de semana
Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, registra, na tarde desta quinta-feira (23), volume de chuva superior a 17 milímetros. Os bairros Menino Jesus e Praia de Belas já começaram a inundar na cidade.
Para a capital e outros mais de cem municípios, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de risco de “grandes alagamentos e transbordamentos de rios” e “grandes deslizamentos de encostas”.
Ao SBT Rio Grande, a meteorologista Estael Sias disse que diversas regiões do estado já estão com acumulados acima de 60 milímetros.
“É um volume bem significativo. Pode, de forma pontual, gerar até algum alagamento, mas não acredito numa subida do rio em razão disso. O que preocupa com relação ao nível dos rios, especialmente o Guaíba e o Sinos, é o vento. O vento vai chegar forte do quadrante sul durante a sexta e o sábado”, detalha a especialista.
Chegada da frente fria
Entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24), com o rápido deslocamento do ar polar, as temperaturas máximas despencam.
Segundo o Inmet, as temperaturas mínimas no final de semana ficam perto ou até mesmo abaixo de zero nas partes altas das Serras do Sul e também na região da campanha gaúcha.
Em Porto Alegre, as mínimas ficam abaixo dos 10°C a partir de sexta-feira (24). Há ainda expectativa de geada no Rio Grande do Sul e parte do Sul Catarinense no final de semana.
Nível Guaíba
A última atualização do nível do Guaíba, às 11h da manhã, realizada pelo Serviço Geológico do Brasil registrou que as águas do rio estavam em 3,82 metros.
Durante a madrugada, as águas haviam atingido 3,96 metros.
Vale do Taquari
Na região do Vale do Taquari, que abrange dezenas de municípios na região central do Rio Grande do Sul, a chuva começou ainda na madrugada.
Em Lageado, uma das pistas da ponte sobre o Rio Taquari está bloquaeda, causando um grande congestionamento na via.
A última atualização do Serviço Geológico do Brasil do nível do rio registrou 13,36 metros. O número está abaixo da cota de segurança, que é de 29 metros na região.
Instruções do Inmet:
Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
Observe alteração nas encostas.
Permaneça em local abrigado.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.