AO VIVO: Chega a 163 o número de mortos pelas chuvas e enchentes no RS; Acompanhe a cobertura do SBT
Outras 806 pessoas estão feridas; Já a quantidade de desaparecidos reduziu de 82, para 72, segundo a Defasa Civil
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, às 9h desta terça-feira (23), o novo boletim dos danos causados pela crise climática que atinge o estado gaúcho. A quantidade de pessoas mortas pelas chuvas e enchentes subiu para 163.
O número de pessoas feridas se manteve em 806. Já a quantidade de desaparecidos reduziu de 82, para 72. Além disso, 6 mil pessoas deixaram de estar desabrigadas no estado, mas permanecem nessa situação 65.762. A quantidade de gaúchos desalojados ficou igual, em 581.643.
Vale lembrar que desalojado é quem sai de casa e se desloca para a residência de familiares ou amigos. Desabrigado são as pessoas que não tem onde se proteger, necessitando ser atendidas em abrigo ou outros serviços prestados pelo poder público.
Infraestrutura
Mais de 173 mil pontos continuam sem energia elétrica em todo o estado.
Os prejuízos nas estruturas educacionais do Rio Grande do Sul permanecem o mesmo, 1060 escolas atingidas espalhadas em 248 cidades, afetando quase 400 mil estudantes.
Em quase todo o estado gaúcho, o sistema da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi normalizado e agora a companhia reestabelece seu atendimento em pontos específicos.
Rio Guaíba
O nível do Guaiba, em Porto Alegre, chegou a atingir a menor marca desde o dia 3 de maio, com 3,82 metros às 00h. Mas com a volta das chuvas, o volume do rio subiu e está em 3,92 m, de acordo com a última atualização do Serviço Geológico do Brasil, às 7h.
Desde a tarde de quarta (22), a parte sul do estado, além da região da Campanha Gaúcha e o Oeste, sofreu com tempestade e queda de granizo. Bagé, Uruguaiana e Pelotas foram as cidades mais afetadas
Um alerta de nível laranja, de novas chuvas volumosas no estado, foi acionado para as próximas horas. Ainda há previsão de chuvas para manhã e tarde de quinta na capital, além das regiões citadas.