Publicidade
Brasil

Centro-Sul enfrenta nova onda de frio que deve provocar queda de temperatura

A previsão para os próximos dias aponta formação de pelo menos duas novas frentes frias para o mês

Imagem da noticia Centro-Sul enfrenta nova onda de frio que deve provocar queda de temperatura
Desde o fim de maio, o país já registrou cinco ondas de frio, todas com massas de ar polar que derrubaram os termômetros | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O inverno rigoroso no centro-sul do Brasil seguirá trazendo desconforto até para quem gosta das temperaturas baixas. Segundo a Climatempo, a previsão para os próximos dias aponta formação de pelo menos duas novas frentes frias para o mês.

A primeira está prevista entre os dias 19 e 23 de agosto e deve provocar temporais no Sul, além de uma queda moderada de temperatura. A segunda, entre 22 e 23 de agosto, promete um resfriamento mais acentuado, atingindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de Minas Gerais e Espírito Santo.

+ Quedas bruscas de temperatura: como se cuidar no frio?

Desde o fim de maio, o país já registrou cinco ondas de frio, todas com massas de ar polar que derrubaram os termômetros. A mais recente ocorreu entre os dias 8 e 13 de agosto.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os últimos dois meses e meio foram marcados por sucessivas incursões de ar polar. Diferentemente de 2024, quando o fenômeno El Niño e o aquecimento anormal dos oceanos mantiveram as temperaturas acima da média, 2025 apresenta um padrão atmosférico mais próximo do normal, favorecendo o avanço das frentes frias. O resultado é que, em muitas áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as temperaturas médias de junho e julho ficaram dentro ou abaixo da normalidade histórica.

+ Umidade relativa do ar atinge nível crítico em SP; veja cuidados

Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, agosto deve seguir com extremos de temperatura. Embora o calor ganhe espaço em alguns períodos, novas incursões de ar frio ainda estão previstas. Uma massa polar, que avançou desde quarta-feira (13), vai manter as madrugadas geladas no Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul, mas sem repetir o frio intenso registrado nos dias 10 e 11, quando várias cidades tiveram marcas abaixo de 0 °C.

Até quando vai o frio?

Afinal, até quando vai esse frio intenso? Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ainda teremos ondas de frio neste inverno, que astronomicamente termina em 22 de setembro.

Lucyrio explica que o mês de agosto vai prosseguir com extremos acentuados de temperatura. O calor ganhará cada vez mais espaço, com alguns dias de aquecimento acima do normal, mas isso não significa que o frio acabou.

Ele alerta que, mesmo com a frequência de frentes frias, parte do interior do Sudeste e do Centro-Oeste poderá enfrentar calor intenso, com possibilidade de onda de calor a partir do dia 20.

Publicidade

Assuntos relacionados

frio
temperatura
Inverno
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade