Câncer inguinal que afeta Anderson do Molejo é raro; entenda
Diagnóstico da doença foi anunciado em 2022 e o artista voltou a ser internado no final de fevereiro deste ano após sentir fortes dores
O cantor Anderson Leonardo, vocalista da banda Molejo, voltou a ser internado no último dia 27 de fevereiro, após ser diagnosticado com câncer, em 2022. A nova internação veio após o artista sentir fortes dores.
Segundo comunicado da banda, o cantor está passando por uma imunoterapia, tipo de tratamento que visa o combate do avanço da doença por ativação do próprio sistema imunológico do paciente.
+ Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, é internado no Rio
Em 2022, o artista publicou que havia sido diagnosticado com a doença. Na época, ele não informou onde o tumor estava localizado, mas afirmou que já estava em tratamento. Seu tumor atinge a região inguinal e é um tipo raro de câncer que afeta o pênis e o ânus.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (UBU), 1933 homens foram diagnosticados com câncer de pênis no Brasil entre janeiro de novembro de 2022, sendo que 459 deles foram amputados. O câncer anal é mais raro e responde por 4% de todos os tipos de câncer que acometem o intestino grosso, de acordo com Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fecon).
Anderson já havia sido internado com uma embolia pulmonar em setembro do ano passado. Agora, ele divulgou um vídeo nas redes sociais recebendo comida de sua mãe no hospital.
O que é câncer inguinal?
De acordo com o oncologista, Túlio de Oliveira César, primeiro é preciso definir se a íngua que surgiu na virilha é benigna ou maligna. No primeiro caso, as causas podem ser uma infecção genital, por exemplo. Se constatado o tumor maligno, existem vários tipos de câncer que podem surgir e, em seguida, acometer a região: câncer nos membros inferiores, como pernas e coxas, região anal, pênis e também na pelve.
Não está claro onde se originou o câncer do artista.
Tratamento
Segundo o especialista, o tratamento é variável. De acordo com o Ministério da Saúde, há casos que usam a cirurgia para retirada do tumor, quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea. Mais recentemente, outras técnicas foram adotadas, como a hormonioterapia, que busca inibir o crescimento do câncer pela retirada do hormônio da circulação ou por uma substância que tenha efeito contrário ao hormônio, de acordo com o Hospital Albert Einstein e a imunoterapia, tratamento utilizado por Anderson. No entanto, em vários casos, há a indicação de combinação entre os tratamentos.
Diagnóstico
Nos casos de surgimento de um caroço na virilha, é importante procurar um clínico-geral, que irá avaliar as causas da doença, além de exames físico, de imagem, como ultrassonografia e tomografia, além de biópsia em alguns casos.
Prevenção
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados e a prevenção da doença acontece com a prevenção de cada um deles. No caso do pênis, é a limpeza diária do órgão com água e sabão, de acordo com o Ministério da Saúde. Já o câncer anal envolve alimentação balanceada, com fibras e pouca gordura, com redução de carne vermelha processada, embutidos e álcool na dieta. No caso da pelve, um dos fatores preventivos é a vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) para as mulheres.
Veja outras recomendações do Ministério da Saúde que podem auxiliar a prevenir câncer em geral:
- Não fumar;
- Ter um peso saudável;
- Praticar atividade física;
- Amamentar (protege as mães de câncer de mama);
- Tomar vacina contra hepatite B;
- Evitar exposição excessiva ao sol em horários inadequados - Entre 10 e 16h;
- Evitar exposição a agentes cancerígenos no trabalho (agentes químicos, físicos e biológicos).