Câmeras de vigilância chegam em áreas externas de supermercados em São Paulo
Sistema de vigilância com reconhecimento facial reforça parceria entre prefeitura e iniciativa privada; programa já capturou mais de 2,2 mil foragidos


Vicklin Moraes
As câmeras de vigilância do programa Smart Sampa começaram a ser instaladas também nas áreas externas de redes de supermercados da cidade de São Paulo. Considerado o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina, o Smart Sampa utiliza reconhecimento facial e câmeras inteligentes para identificar casos de violência urbana, capturar foragidos e auxiliar na busca por pessoas desaparecidas.
+Ibaneis sanciona lei que autoriza uso de câmeras em salas de escolas do DF; Sinpro aciona Justiça
Implantado há quase dois anos, o programa já capturou 2.278 foragidos, localizou 119 presos e prendeu 3.445 suspeitos em flagrante, segundo dados oficiais. A expansão para espaços privados de grande circulação amplia o alcance do monitoramento e reforça a estratégia da Prefeitura de SP de integrar redes públicas e privadas no combate ao crime.
“Iniciativas como essa demonstram como a colaboração entre o setor privado e o público pode fortalecer a segurança urbana, ampliando a cobertura de vigilância e a capacidade de resposta das autoridades”, afirmou Marcelo Tardin, vice-presidente de Transformação do Grupo Carrefour Brasil.
+Detran do Distrito Federal vai comprar câmeras corporais para agentes de trânsito









