Fim do carnaval: busca por emprego aumenta até 70% em centros de recrutamento
As maiores contratações foram nos setores de Serviço, Comércio e Construção Civil. São Paulo lidera a lista
Com o fim do Carnaval, muita gente volta a procurar emprego. Nos centros de recrutamento a busca por uma vaga pode aumentar até 70%.
+ 8 em cada 10 empregos com carteira assinada foram criados em pequenas empresas
Um estudo com 20 mil empresas mostra que a falta de conhecimento do candidato sobre o ramo de atividade do empregador e a função desejada na hora da seleção é um dos fatores que dificultam a contratação.
+ Carteira assinada: Brasil criou 1,48 milhão de empregos formais em 2023
Ana Cristina, desempregada há seis meses, veio ao Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) na capital paulista para e candidatar a uma vaga, com olho brilhando, sorriso e vontade de trabalhar, conseguiu a vaga, com um salário de R$ 1635.
"A noticia é boa? a primeira etapa concluída graças a deus", comemorou
Para a assistente de RH (Recursos Humanos) do Cate, Thair Bernardo para conseguir uma vaga, além da pessoa ter vontade, precisa ser "desinibida, saber conversar, ser comunicativa e a experiência a gente não conta tanto porque podemos ensinar"
Em 2023, a taxa média de desocupação no país ficou em 7,8%, o menor patamar desde 2014, que foi de 7%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).
As maiores contratações foram nos setores de Serviço, Comércio e Construção Civil. São Paulo lidera a lista com 390.719 postos, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais.